TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Ensaios: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 8

Teorias da Administração

A administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente e eficaz, isso é possível através do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais. (Caravantes; Panno; Kloeckner, 2005).

A abordagem clássica da Administração organizacional teve inicio no século XX e refere-se a duas concepções diferentes, mas com muitos pontos em comuns:

1. Escola da Administração Cientifica – Frederick Taylor

2. Teoria Clássica – Fayol

Esta abordagem da Administração, chamada clássica, surgiuda necessidade de responder de responder ao crescimento desorganizado e desmesurado das empresas e organizações.

Escola da Administração Cientifica esta escola teve a sua origem nos Estados Unidos pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor(1856-1915), sua preocupação era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nível de eficácia e eficiência dos operários, ela coloca ênfase nas tarefas preocupando-se com o método de trabalho, com os movimentos necessários à execução da tarefa, o tempo padrão para a execução da tarefa.

Taylor começou por fazer uma detalhada análise das tarefas dos operários, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para aperfeiçoar e racionalizar, ele considera que a empresa deve abandonar os métodos empíricos de produção e começar a aplicar os princípios gerais da ciência.

De acordo com esse plano de administração e organização empresarial, Taylor procura conciliar os interesses da empresa, em que aumenta a produção, diminuindo os seus custos, com os interesses dos operários, na medida em que estes, produzindo mais obtêm maior rendimento e salários mais elevados.

Esta concepção conduz-nos a uma determinada visão do homem – o homem econômico – que somente se interessa por dinheiro, produzindo o máximo de que é capaz fisicamente para obter o Maximo de salário e de prêmios de produtividade. Há uma visão em que o homem seja um ser passivo, sem iniciativa, sem vontade e outras motivações e interesses, que não seja o dinheiro, e a especialização exagerada realizada através da divisão de tarefas, o que aumenta a produtividade e a eficácia do operário, a qual não qualifica o funcionário e impede-o de aprender a executar outras tarefas, dificultando a mobilidade profissional, esta visão que o homem não considera os aspectos humanos da organização.

Teoria Clássica da Organização foi desenvolvida na Europa por um engenheiro Francês chamado Henry Fayol(1841-1925), como Taylor tinha como preocupação de base, a eficiência dos trabalhadores na empresa.

Fayol considera que entre as várias funções da empresa, a mais importante é a função administrativa que consiste em:

Prever - visualizar o futuro e traçar o programa de ação;

Organizar - articular o aspecto material e social da empresa;

Comandar - dirigir e orientar o pessoal;

Coordenar - fazer a devida articulação entre todos os esforços e atos das pessoas envolvidas na empresa;

Controlar – verificar se os procedimentos do pessoal se acorda com as regras e os princípios estabelecidos na empresa.

O papel da direção consiste em dirigir e conduzir a empresa no sentido de atingir os objetivos visados, razão de ser da empresa. Os principais princípios da teoria de Fayol são:

Defende a divisão do trabalho – considera que a especialização das tarefas aumenta a eficiência das pessoas; A empresa deve basear-se no principio da autoridade – o chefe tem autoridade para dar ordens aos subordinados e espera destes, obediência; Cada operário deve apenas obedecer a um chefe; Os interesses gerais devem estar acima dos interesses particulares; Na empresa deve haver uma autoridade máxima, no topo da hierarquia e escalões de autoridade em linha descendente.

A teoria de Fayol, tal como a de Taylor, apresenta uma visão mecanicista do homem porque não se interessa pelo comportamento humano considerado como um todo, não tem em conta as relações humanas dentro da empresa.

Relações Interpessoais

O relacionamento interpessoal é a interação entre as pessoas e entre as organizações, essas relações podem ser harmoniosas ou conflituosas dependendo da forma em que o grupo tem os processos de liderança, cooperativismo, da integração de esforços, conhecimentos e experiências, quando não bem sucedido esse convívio pode haver a dissolução do grupo.

Existe a comunicação entre as empresas tanto informações recebidas dentro da empresa ou fora da organização ou de pessoas, há a comunicação interpessoal que é a transmissão e recepção de mensagens entre pessoas e é a forma que a comunicação chega as pessoas e organizações, havendo uma intenção de compartilhar o que foi compreendido e influenciar no comportamento humano.

Essa comunicação aprendemos no nosso dia a dia, com nossos pais, irmãos, no trabalho, na escola, enfim, na sociedade. Deste modo passamos essas informações, ou melhor, fazemos a troca de informações na procura de resolução dos problemas cotidianos.

Toda comunicação tem um processo de transmissão tem um emissor que é o que envia a mensagem, o receptor o que recebe a mensagem, a mensagem que é o conteúdo, o canal de mensagem é por onde ela é enviada, um código utilizado para elaboração de uma mensagem através de símbolos ou objetos que se referem a esta e o contexto que é o objeto ou situação da mensagem.

Há também diversas maneiras de comunicação, pode ser a linguagem não verbal, a linguagem corporal, e a linguagem paralinguistica que possue as características das duas primeiras linguagens, mas as formas básicas de comunicação é a pessoal, a escrita, e a comunicação por meio de equipamento.

Tecnologia e Desenvolvimento Humano

A informação e o conhecimento é o que move o mundo, as organizações, as pessoas de maneira que possam promover vantagens e a competitividade no mercado de hoje. Com o crescimento avançado dessa tecnologia de informação, surgem questionamentos sobre as possibilidades de acesso ao conhecimento, da localidade do usuário, com a preocupação em mudanças no comportamento, valores dessas pessoas.

Com isso, surge a inclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com