TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PORTO-ALEGRENSE

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Eduardo Munitor Miranda

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Porto Alegre

2012

Eduardo Munitor Miranda

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Lógica e Metodologia Cientifica como requisito parcial para aprovação.

Prof.ª Ms. Adriana Bonadiman

Porto Alegre

2012

RESUMO

Este trabalho foi realizado com o objetivo de explorar um pouco mais o tema teorias da administração. Sabe-se que muito é falado sobre o assunto, porém é necessário buscar uma forma ideal, dentro de um contexto teórico, de se gerenciar uma entidade empresarial.

A decisão por desenvolver este tema foi decorrente de dúvidas que surgem ao longo dos desafios que as organizações enfrentam quanto à gestão de pessoas.

Para tanto, este estudo foi desenvolvido a partir de leituras de livros de diferentes autores. Primeiramente, foi escolhido o tema, e listado as suas questões, as mesmas ocasionaram algumas dúvidas e serviram para direcionar uma melhor forma de compreensão de uma idéia de diferentes teorias. Num segundo momento, foi desenvolvido um texto onde, com algumas idéias e palavras, buscou-se explicar o que havia se entendido da pesquisa. Após, criou-se introdução, conclusão, referência e resumo para o mesmo.

Por fim, o material foi digitado e formatado de acordo com as normas ABNT, fato esse, que auxiliou a adquirir novos conhecimentos, aprendendo a construir uma estrutura adequada de um trabalho acadêmico.

Palavras-chave: Administração. Teoria. Funções.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as teorias propostas, a saber: Teoria da Administração Cientifica, Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas, buscaremos identificar esta teoria nas organizações.

A presente pesquisa surgiu a partir do interesse em relação ao tema proposto em aula. Buscou-se utilizar as respostas das dúvidas que surgiram, no dia a dia das organizações comerciais.

O principal objetivo deste estudo é unir todas essas respostas para chegar a uma teoria ideal, levando em consideração os aspectos abordados.

2 DESENVOLVIMENTO

Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como Administração Cientifica foi Taylor. Nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.

Os dois defendiam uma visão mecanicista, de pontos de vista diferentes. O engenheiro americano Taylor enxergava a organização de uma empresa de baixo para cima e o Francês Fayol, de cima para baixo.

A chamada administração cientifica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da revolução industrial. A administração cientifica contribui bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.

Talvez por isso, e levados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrial crescente, eles não tenham atinado para os aspectos humanos da administração. A administração cientifica alimentou um comportamento mecanicista que perdura até os dias de hoje em muitas organizações.

Muitas teorias da administração participam da abordagem clássica. Na verdade ela não foi uma criação individual do engenheiro Fayol em 1916. Ele utilizou o modelo da organização militar como exemplo para estruturar suas proposições teóricas. Outros estudiosos de administração também davam ênfase à estrutura das organizações, na formulação de suas teorias, na mesma época.

Muitos autores acusam Fayol de haver compilado alguns fundamentos e princípios descobertos por outros teóricos. A verdade é que ele praticou a Gestão do Conhecimento, sem conhecer esta expressão, porque não era usual no inicio do século passado, Fayol soube aproveitar um conhecimento que já estava consolidado.

Pode-se concluir que dentro de uma teoria ideal, seguindo princípios adotados por muitos teóricos, uma empresa apresenta funções básicas como: Funções técnicas, relacionadas ao produto/serviço; Funções comerciais, relacionadas com a compra/venda; Funções financeiras, relacionadas com a gerencia de capitais; Funções de segurança, relacionadas com a proteção de bens/pessoas; Funções contábeis, relacionadas com registros/custos/estatísticas; Funções administrativas, funções estas responsáveis pela coordenação das outras funções.

Prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, são os elementos ideais que constituem uma teoria aplicável em um processo administrativo. Os processos estão interligados com as funções tornando-se dependentes uns dos outros para uma boa gestão.

3 CONCLUSÃO

O presente estudo teve como objetivo principal discutir sobre o tema teorias da administração e mostrar o quanto é necessário para o bom andamento de uma entidade empresarial ter métodos e organização.

A escolha do tema teve como finalidade responder a determinadas duvidas sobre esse tema, pois pretendia-se utilizar as respostas para um melhor desempenho de processo de gerir pessoas.

Referente às dificuldades encontradas para realizar o trabalho, destacam-se a aplicação das normas ABNT e construção correta das atividades como introdução, desenvolvimento, conclusão e referencias.

Durante a execução deste estudo adquiriu-se novos conhecimentos como o aprendizado de como construir uma estrutura adequada de um trabalho acadêmico.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATTO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5 ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2000.

MOTTA, Fernando Claudio Prestes. VASCONCELOS, Isabela Gouveia Teoria geral da administração. 3 ed. revista. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »