TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Trabalho Escolar: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

O motivo para se estudar teorias da administração é o interesse em melhorar o modo como às organizações são administradas, porque todos interagem com todos, cada dia, dentro das organizações, pois as teorias influenciam a forma como nós enxergamos as pessoas, organizações e o meio em que elas estão inseridas. As teorias servem como fonte de compensação ou previsão de práticas observadas nas organizações.

TEORIA COMPORTAMENTAL

A Teoria Comportamental ou behaviorista surgiu nos Estados Unidos, é um desdobramento da escola das relações humanas e também uma oposição à teoria. Ela tem sua ênfase na ciência do comportamento, o comportamento individual das pessoas é sua ênfase, e, para compreender o comportamento, faz-se necessário compreender as necessidades humanas.

Vejamos alguns comportamentalistas: Abranham Maslow, com a hierarquia das necessidades de Maslow; Douglas HC Gregor, com a teoria X e a teoria Y ; e Frederick Herzberg, com a teoria dos dois fatores motivacionais.

TEORIA BUROCRÁTICA

Max Weber, um sociólogo alemão, desenvolveu a teoria das estruturas e descreveu a atividade organizacional em função das relações de autoridade. Imaginou um tipo ideal de organização ao qual chamou burocracia.

Caráter legal das normas e regulamento; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão de trabalho; impessoalidade nas relações; hierarquia da autoridade; Assim Max Weber ( apud Chiavenato, 2003 P. 262 ) estabelece teoria burocrática. Essas teorias visa o indivíduo, reconhecendo a importância de seu impacto na organização, onde rege o comportamento das pessoas, profissionalizando a completa previsibilidade do funcionamento.

É o processo comutativo responsável pela condição social de todo ser humano, é pela comunicação que aprendemos a “ cultura “, isto é, os modos de pensamentos e de ação, crenças e valores, hábitos e tabus, essa sinergia está diretamente relacionada ao processo de comunicação livre entre todas as partes. Toda a energia organizacional é transmitida através de relações, processos e comunicação como meio de enfatizar objetivos comuns, estratégicos, promessas, compromissos e interações. Por isso as organizações são entendidas como sistemas vivos, são dependentes do comportamentos sinergético de suas partes.

Segundo Chiavenato ( 1999 ) a qualidade no trabalho assimila duas posições antagônicos: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem estar e a satisfação no trabalho; e de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade. É um fator motivacional para o sucesso de tais atividades voltadas para a melhoria do trabalho de vida no ambiente de trabalho.

É neste ponto que a tecnologia torna-se também uma variável importante para o ambiente. Dela dependem os conceitos de oportunidade fora da organização como dentro da organização para obter e adaptar a coesão com características externas no ambiente.

A inovação quando cria aumento de competitividade pode ser considerado um fator fundamental no crescimento econômico de uma sociedade.

• Gestão da oportunidade, risco e mudança;

• A localização de meios técnicos é fundamental para um perfeito desenvolvimento;

• Interação com consumidor;

• Resistência cultural à mudança;

A gestão de pessoas nas organizações dentro do contexto econômico atual como a administração é uma disciplina aplicada para resultados.

Sendo assim a inovação e a exploração com sucesso de novas ideias. Além de ser um processo de aprendizagem organizacional. E para inovar a empresa precisa ter pessoas aptas e recurso necessário para efetivar esta ferramenta.

4. a) Macro: Trata do comportamento como um todo, com períodos de recuperação e recessão, a produção total de bens e serviços da economia e o crescimento do produto.

Microeconomia:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com