TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Ensaios: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

As Teorias da Administração podem ser divididas em várias abordagens, cada uma com suas características, essas teorias influenciam o âmbito hospitalar evidenciando a complexidade e a assistência dos serviços prestados

A Teoria Geral da Administração começou com a Administração Científica criada por Frederick Taylor, a fim de alcançar a máxima produtividade e com ênfase nas tarefas e na eficácia. Considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. Exemplo: Adoção de métodos funcionais de trabalho elaboração de escalas de serviços

Teoria Clássica: caracterizada pela ênfase na estrutura e na busca de eficiência das empresas. Eficiência na organização pela adoção da estrutura adequada. Exemplo: Um ornograma com linhas de subordinação hierarquizada na equipe.

Teoria das Relações Humanas: Teoria com ênfase nas relações informais, buscando as necessidades básicas do trabalhador.

Exemplo: Preocupação com liderança como estratégia na condução de grupos, levando em conta a humanização dos serviços e favorecendo equipe. Comunicação entre o Líder e os demais funcionários

Teoria Burocrática: Teoria com ênfase formal nas comunicações, normas, regulamentos, rotinas e procedimentos padronizados. Exemplo: Formalização de uma instituição de saúde ao adquirir vias impressas, formulários com preenchimento obrigatório na solicitação de serviços e bens. Contribuindo assim para praticas absolutas.

Teoria Comportamental: Teoria com ênfase na motivação humana, buscando conhecer as necessidades humanas para compreender seu comportamento.

Exemplo: O Líder ao gerenciar uma equipe, procura administrar a mesma a parti do comportamento de seus funcionários, motivando o empregado e atribuindo-lhe tarefas desafiantes que possa cumprir. O líder procura observa as características comportamentais dos seus funcionários.

Teoria dos Sistemas: Teoria com ênfase na interdisciplinaridade e na capacidade de analisar a organização sob diversos ângulos aparti de sistemas, ideias, hardware.

Exemplo: Uma instituição de saúde, um hospital ou centro de saúde administrar seus serviços de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde. A mesma elabora programas de acordo com as necessidades da população.

Teoria Contingencial: Teoria com ênfase na relação funcional entre condições do ambiente e técnicas administrativas.

Exemplo: Uma instituição de saúde desenvolve um programa de saúde de acordo com o perfil epidemiológico da população que ali reside

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com