TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Trabalho Escolar: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Clássica da Administração

A Teoria de Taylor surgiu com base em estudos onde ele observava o trabalho dos operários, em um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo, dando ênfase nas tarefas, com o estudo de “tempos e movimentos”, seu objetivo era acelerar o processo produtivo, produzindo mais em menos tempo e com qualidade.

Teoria da Burocracia

A Origem da Teoria da Burocracia surgiu da necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização, com o avanço e crescimento das empresas, elas passaram a exigir modelos organizacionais bem definidos. A teoria da Burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.

Teoria Estruturalista

Foi criada a partir de um desdobramento da Teoria da Burocracia e como contrapartida da reviravolta na administração, causada pelos princípios sociais e filósofos da Teoria das Relações Humanas. No final da década de 1.950, as teorias Clássicas e de Relações Humanas criaram situações sem saída, que a Teoria da Burocracia não deu conta de resolver, foi ai que a Teoria Estruturalista foi criada na tentativa de suprir essa carência de soluções na administração.

Teoria das Relações Humanas

A origem desta teoria ocorreu apartir de uma pesquisa sobre a administração cientifica, que teve seus interesses focados na fadiga humana, nos acidentes de trabalho, na rotatividade de funcionários e no efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. Pode se comprovar com esta pesquisa que a correlação pretendida não existia, os operários reagiam às experiências de acordo com suas suposições pessoais, ou seja, houve a sobreposição do fator psicológico ao fator fisiológico, e os pesquisadores passaram a se fixar no estudo das relações Humanas.

Teoria Comportamental e desenvolvimento Organizacional

A Teoria Comportamental apropriou-se de alguns conceitos das Relações Humanas para se fundamentar, o livro “O Comportamento Administrativo”, de Hebert A. Simon, de 1.947, marca o inicio das origens desta teoria, fazendo criticas a Teoria Clássica e algumas das ideias da Teoria das Relações Humanas, que posteriormente adotou com algumas correções. Um dos fundamentos da Teoria Comportamental é a motivação humana, importante para o desenvolvimento organizacional, onde o administrador precisa conhecer as necessidades humanas, para conhecer melhor o comportamento das pessoas e poder usar a motivação como meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com