TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  3.846 Palavras (16 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 16

ANHANGUERA EDUCACIONAL PELOTAS,

ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

CRISTIAN MARLON DA SILVA VERGARA – 4300064837

ELVIS - RA

LIDIANE - RA

- RA

NOME - RA

ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

NOME DO PROFESSOR A DISTANCIA

PELOTAS, 12 DE SETEMBRO DE 2012.

Sumário

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 3

1. HISTÓRICO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS 4

1.1, ÊNFASE NAS TAREFAS. 5

1.2, ÊNFASE NAS PESSOAS. 6

1.3, ÊNFASE NA TECNOLOGIA. 7

1.4, ÊNFASE NO AMBIENTE. 7

2. PENSAMENTO SISTEMICO E LIDERANÇA 8

3. ÊNFASE NAS COMPETENCIAS E NA TECNOLOGIA 9

3.1, PERSPECTIVAS FUTURAS PARA AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. 9

CONCIDERAÇÕES FINAIS 11

BIBLIOGRAFIA 12

INTRODUÇÃO

As organizações fazem parte de um complexo sistema, a vida humana. Organizações interagem constantemente com o homem, meio ambiente e outas organizações, sendo todas dependentes uma das outras, fazendo parte de um grande sistema onde as organizações dependem do homem e o homem depende das organizações.

Em vista disto o presente trabalho apresenta um breve histórico das teorias administrativas, com objetividade e clareza em uma linguagem atual, tendo um proposito de alicerçar futuros administradores de como é importante à compreensão das teorias administrativas e como varias delas podem e são aplicáveis nos dias atuais.

O trabalho faz referencia as perspectivas futuras para a teoria da administração, tratando de temas como liderança, pensamento sistêmico meio ambiente, e ética. Trazendo ainda uma nova proposta de pensamento quanto às teorias administrativas, mas dando ao leitor oportunidade de tirar suas próprias conclusões, pois o objetivo é fazer com que as pessoas posam tirar suas próprias conclusões, e que não sejam escravos de modelos pré-estabelecidos.

DESENVOLVIMENTO

A teoria da Administração como ciência a ser estudada surgiu com Frederick W. Taylor, mas bem antes, na idade média, no período do Feudalismo já existia a administração, não como ciência, mas como parte da evolução humana, pois se analisarmos os senhores “donos” dos feudos, eles eram os administradores de sua época, pois os mesmos controlavam seus vassalos, terras e produção, administração em um contexto bem primitivo é claro, mas já se tentava organizar o que podemos dizer administrar, o que se faz mais evidente que a administração é muito mais antiga do que se pensa é o surgimento das cidades e com ela o comércio, embora que esse comércio, fosse de trocas, já podemos observar que havia administração em todo o contexto de cidade como organização planejamento e controle, e no próprio comércio, onde o objetivo era gerar lucros com a atividade, comércio o qual foi impulsionado pela a invenção do dinheiro por volta do século XI, tornando então a administração ato constante e sendo trabalhada e organizada conforme as necessidades de cada época, o que é feito e considerado até hoje como administração sendo uma ciência para solucionar todos os tipos de problemas organizacionais, pois um astronauta não tem como ir ao espaço sozinho, precisa de uma organização com outros profissionais para conseguir o seu objetivo, e o que seria do astronauta sem a NASA, do jogador de futebol sem seu clube, ou ainda do homem sem suas organizações.

1. HISTÓRICO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Taylor 1856-1915 ênfase nas tarefas, Administração cientifica, dentro uma abordagem de sistema fechado, proposta defendida por Frederick Taylor onde procurava solucionar os problemas administrativos com métodos científicos, colocando a fragmentação do trabalho para torna-lo mais rápido e fácil fazendo com que as indústrias tornassem mais eficientes, diminuindo o desperdício de materiais. Tendo então uma linha de montagem. Processo o qual Henry Ford soube utilizar na produção de automóveis, diminuindo, muito o custo de produção, tornando possível a diminuição também do preço final de seu produto, que passou de um bem exclusivo de poucos para uma popularização do automóvel. Planos para atingir as metas, treinamento de funcionários, melhoria das condições de trabalho, prêmios para quem passar do cem por cento de eficiência. Este conceito de Taylor da ênfase ao nível operário e foi o primeiro passo da TGA.

Henri Fayol 1841–1925 ênfase na estrutura organizacional, nesta fase a administração já é vista como um contexto mais amplo é colocado outras variáveis que afetam a organização, onde três abordagens são relacionadas a este contexto. Teoria clássica de Fayol, teoria da Burocracia de weber e teoria estruturalista. Henri Fayol foi o primeiro a dividir a organização em setores, funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções contábeis, funções administrativas e funções de segurança, os princípios mais conhecidos da teoria clássica são: da divisão do trabalho, da autoridade e responsabilidade, da unidade de comando, da hierarquia ou cadeia escalar, da departamentalização e o princípio da coordenação. A abordagem clássica dava ênfase no processo administrativo de planejar, organizar, dirigir e controlar, onde se adotava princípios gerais de administração como receituário para o administrador.

Teoria da burocracia Max Weber 1864–1920 apresenta sete dimensões principais para sua teoria: Formalização, divisão do trabalho, princípios da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário. Com este segmento weber desejava alcançar a máxima eficiência, padronizando o desempenho humano. O único problema, que é impossível padronizar o comportamento humano, o que gerou disfunções da burocracia.

Teoria estruturalista a teoria estruturalista faz uma junção das teorias clássica e das relações humanas, tendo foco na analise organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com