TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Ensaios: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  9.428 Palavras (38 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 38

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Pólo de Lucélia – Sp

ATIVIDADES AVALIATIVA

Curso: Administração

Disciplina: Teorias da Administração Semestre: 2º Ano: 2011/2

Tutor presenciial: Marcelo Bispo Leandro

Nome do professor EAD – Monica F. Satolani

Questões Dissertativas – Teoria da Administração

• Tema 1

R) =A Revolução Industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características negativas, quanto positivas. Alguns dos avanços tecnológicos trazidos por essa experiência trouxeram maior conforto à nossa vida. Por outro lado, a questão ambiental (principalmente no que se refere ao aquecimento global) traz à tona a necessidade de repensarmos o nosso modo de vida e a nossa relação com a natureza. Dessa forma, não podemos fixar o modo de vida urbano e integrado à demanda do mundo industrial como uma maneira, um traço imutável da nossa vida quotidiana. O sistema capitalista, enquanto forma específica de se ordenar as relações no campo socioeconômico, ganhou suas feições mais claras quando – durante o século XVI – as práticas mercantis se fixaram no mundo europeu. A história britânica contou com uma série de experiências que fez dela o primeiro dos países a transformar as feições do capitalismo mercantilista. Entre tais transformações históricas podemos destacar o vanguardismo de suas políticas liberais, o incentivo ao desenvolvimento da economia burguesa e um conjunto de inovações tecnológicas que colocaram a Inglaterra à frente do processo hoje conhecido como Revolução Industrial.

Durante a 2ª Revolução Industrial, inicia-se, em torno de 1920, a Era da Gestão Empresarial, a qual se divide em 4 períodos diferentes:

Era da Produção em Massa (1920/49): ênfase na quantidade de produção e na padronização do processo (linha de montagem);

Era da Eficiência (1950/69): ênfase no controle interno das operações (burocratização da gestão);

Era da Qualidade (1970/89):

Durante a 2ª Revolução Industrial, inicia-se, em torno de 1920, a Era da Gestão Empresarial, a qual se divide em 4 períodos diferentes:

Era da Produção em Massa (1920/49): ênfase na quantidade de produção e na padronização do processo (linha de montagem);

Era da Eficiência (1950/69): ênfase no controle interno das operações (burocratização da gestão);

Era da Qualidade (1970/89): ênfase na satisfação do cliente;

Era da Competitividade (a partir de 1990): ênfase na busca da excelência empresarial (eficiência + eficácia), atendendo os interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas

Durante o século XX, outras novidades trouxeram diferentes aspectos ao capitalismo. O industriário Henry Ford e o engenheiro Frederick Winslow Taylor incentivaram a criação de métodos onde o tempo gasto e a eficiência do processo produtivo fosse cada vez mais aperfeiçoada. Nos últimos anos, alguns estudiosos afirmam que vivemos a Terceira Revolução Industrial. Nela, a rápida integração dos mercados, a informática, a microeletrônica e a tecnologia nuclear seriam suas principais conquistas.

Dizer que estamos em uma época de mudança e de instabilidade parece até redundância diante do cenário vindouro de uma crise mundial nascida La pela zona do euro. Contudo, o que importa é que à medida que o ambiente se torna mais instável e turbulento como é o que está acontecendo no mundo de hoje, maior a necessidade de opções diferentes para a solução dos problemas e situações que se alternam e se diferenciam de maneira crescentemente diversa.

À medida que o profissional que se dedica à Administração cresce e se desloca dos trabalhos meramente operacionais e orientados para o campo da ação e da operação - onde geralmente utiliza suas habilidades práticas e concretas de como fazer e executar as coisas de maneira correta e eficiente, para atividades administrativas e orientadas para o campo do diagnóstico e da decisão - onde geralmente utiliza habilidades conceituais de sentir e definir situações e estratégias de ações adequadas, eficazes para aquelas situações, maior a necessidade de se fundamentar em conceitos, idéias, teorias e valores que lhe permitam a orientação e o balizamento do seu comportamento, o qual obviamente influenciará poderosamente o comportamento de todos.

Neste sentido, a Teoria Geral da Administração é uma disciplina que orienta o comportamento do profissional de Administração. Ao invés de se preocupar em

ensinar a executar ou fazer certas as coisas.Ela busca ensinar quais as coisas que devem ser feitas em determinadas circunstâncias ou ambientes - o porquê. A TGA não visa formar o profissional prático que sai da escola pronto e acabado, para executar algumas coisas e tarefas, quaisquer que sejam as situações ou circunstâncias que o envolvam. Pelo contrário, a TGA procura ensinar o futuro profissional a pensar e, sobretudo, a raciocinar a partir de uma bagagem de conceitos e idéias que traz como ferramentas de trabalho. Aliás, o

que diferencia o administrador de um simples executor de tarefas é exatamente o fato de que enquanto o segundo sabe fazer e executar certas coisas que aprendeu mecanicamente (como desenhar organogramas e fluxogramas, compor orçamentos, lançamentos e registros, montar previsões de vendas etc.), de maneira prática, concreta e imediatista, o primeiro sabe analisar e resolver situações problemáticas variadas e complexas, pois aprendeu a pensar, A revolução industrial, de sobremaneira corroborou para que a TGA hoje tenha os valores e parâmetros que possa de maneira controlada e coordenada de maneira ampla e irrestrita tomar decisões advindas de planejamentos pré estabelecidos, para que atinja seus objetivos e cumpra sua missão sem se desprender do lucro que é o motivo principal do cumprimento de metas e objetivos da administração de uma empresa bem sucedida.

• Tema 2 :

R) = Segundo Fayol, a administração deve ser vista como função distinta das demais funções da empresa. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com