TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Monografias: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  5.575 Palavras (23 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho é conhecer e compreender como surgiu as Teorias da Administração e como ela vem acompanhando a evolução da sociedade e das organizações.

Em seguida entender as propostas dessas Teorias, bem como suas origens, as causas que fizeram com que elas surgissem no contexto da Administração e suas principais características.

Compreender de forma mais clara as Teorias com Ênfases na Tecnologia e no Ambiente (Teoria de Sistemas, Teoria Matemática, Teoria da Tecnologia da Informação e Teoria Contingencial), que exigiam quebra de paradigmas da Administração a partir do reconhecimento da interação da empresa com seu ambiente e da intensa evolução tecnológica.

Entender o que é pensamento sistêmico e liderança e de que forma elas podem ser aplicadas à organização.

Desenvolver um quadro comparativo das principais Teorias da Administração e indicar uma nova proposta de Teoria da Administração.

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

A sociedade feudal consistia dessas três classes: membros do clero, nobres (guerreiros) e trabalhadores (servos), sendo que o homem que trabalhava produzia para ambas as outras classes, eclesiástica e militar. Cada propriedade feudal tinha um senhor. A terra arável era dividida em duas partes, sendo a terça parte do todo, pertencente ao senhor e a outra ficava em poder dos arrendatários que, então trabalhavam na terra.

O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média.

A sociedade feudal era composta por três estamentos (mesmo que grupos sociais com status praticamente fixo, não se pode dizer que a mudança de classe social não existia, pois alguns camponeses tornavam-se padres e passavam a integrar o baixo clero, por exemplo, mas essa mudança era rara e um servo dificilmente ascenderia à outra posição): os Nobres (guerreiros, bellatores), o Clero (religiosos, oratores), e os servos (mão de obra, laboratores). O que determinava o status social era o nascimento. Havia também a relação de suserania entre os Nobres, onde um nobre (suserano) doa um feudo para outro nobre (vassalo). Apresentava pouca ascensão social e quase não existia mobilidade social (a Igreja foi uma forma de promoção de mobilidade).

• O clero tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecido. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas.

• A nobreza (também chamados de senhores feudais) tinha como principal função a de guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam ajuda militar (relações de suserania e vassalagem).

• Os servos ou camponeses constituíam a maior parte da população camponesa: estavam presos à terra, sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra "escravo" seria imprópria. Para receberem direito à moradia nas terras de seus senhores, juravam-lhe fidelidade e trabalho. Por sua vez, os nobres, para obterem a posse do feudo faziam o mesmo juramento aos reis.

• Os Vassalos oferecem ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem estendiam-se por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso.

Surgimento de uma nova classe a burguesia, negociavam em dinheiro que levou a conseqüências tão grandes que passou a construir uma profissão separada. Assim, o uso do dinheiro toma o intercâmbio de mercadorias mais fácil incentivando o comércio.

As populações urbanas queriam estabelecer seus próprios tribunais, devidamente capacitados a tratar de seus problemas. Com isso conseguiram sua liberdade só depois que a violência irrompeu.

O que leva uma organização rumo a excelência e ao sucesso não são apenas produtos, serviços competência e recursos. É o modo como ela arranja tudo isso e é administrada. A administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados.

Entre todas as grandes invenções do século XX, a que mais marcou e provocou influências no mundo todo foi, sem dúvida alguma, a administração é responsável pela enorme disparada do desenvolvimento econômico e tecnológico. A administração significa a inteligência organizacional

A administração, também chamada gerenciamento ou gestão de empresas, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social.

A ciência administrativa supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, uma Entidade Social de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum, estabelecido pela a empresa. Empresa, aqui significa o empreendimento, os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. As instituições (empresas) podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim a aplicação de métodos de ciências diversas para administrar estes empreendimentos deu origem aos rudimentos da ciência da administração.

Não se deve confundir a gerência de uma casa ou de nossa vida pessoal, que tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com