TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Partir do conteúdo do Livro-Texto da disciplina e pesquisar, em grupo, em outros livros disponíveis no acervo da biblioteca do Polo de Apoio Presencial, comparando com o que foi apresentado em aula, para compreender melhor sobre o que propõem as Ênfases na Tecnologia e no Ambiente.

O Processo Decisório

A Teoria Matemática desloca a ênfase na ação para a ênfase na decisão. O processo decisório é o seu fundamento básico e a tomada de decisão é o ponto principal dessa abordagem mais quantitativa que pode ser estudado sob duas perspectivas: a do processo e a do problema.

A perspectiva do processo concentra-se na escolha dentre as possíveis alternativas de solução daquela que produza melhor eficiência. Sua ênfase está na busca dos meios alternativos. É uma abordagem criticada por se preocupa com o procedimento e não com o conteúdo da decisão.

Na perspectiva do problema, o tomador de decisão aplica métodos quantitativos para tornar o processo decisório o mais racional possível concentrando-se na definição e no equacionamento do problema a ser resolvido. Preocupa-se com a eficácia da decisão.

Modelos matemáticos em Administração

A Teoria Matemática procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações reais na empresa. A criação desses modelos focaliza a resolução de problemas de tomada de decisão. O modelo é a representação de algo ou o padrão de algo a ser feito. É por meio dele que se fazem representações da realidade, simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Além disso, delimita a área de ação de maneira a proporcionar o alcance de uma situação futura com razoável esperança de ocorrência.

Teoria da Contingência

Na Teoria da Contingência tudo é relativo, tudo depende, isto é, não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Há uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Dentro de uma relação funcional, as variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes. Existe uma relação funcional entre elas, como vimos, essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização. A administração contingencial pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingencial. Porem eles não são suficientes, necessitando as relações funcionais com as condições ambientais e as práticas administrativas ser constantemente identificadas e ajustadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com