TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Dissertações: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

1- Na realidade brasileira atual, fatos econômicos que identifiquem a microeconomia e a macroeconomia.

Mercado financeiro reduz projeção de crescimento a 2,31%

Trata-se do nono corte consecutivo nas estimativas elaboradas por economistas ouvidos pelo BC

Economistas reduziram ligeiramente sua projeção para a inflação neste ano, passando-a para 5,80% (Germando Luders )

O mercado financeiro reduziu novamente sua estimativa para o crescimento da economia brasileira em 2013. De acordo com a pesquisa semanal Focus divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central, a projeção de alta do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 2,34% na semana passada para 2,31%. Trata-se da nona queda consecutiva da previsão elaborada pelos economistas ouvidos pelo BC. Para o próximo ano, contudo, a estimativa se manteve em 2,8%. O rebaixamento reflete os números pessimistas dos últimos indicadores da economia brasileira. Na sexta-feira, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), caiu 1,4% em maio ante abril. Esta é a maior retração desde dezembro de 2008, quando o indicador caiu 4,3%. O resultado no mês ficou pior do que as expectativas do mercado, mas o indicador apresentou reação no acumulado em 12 meses, com alta de 1,89% em maio. Também na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) rebaixou novamente a projeção de crescimento da economia brasileira em 2013 e 2014. A instituição agora prevê que o PIB brasileiro cresça 2,5% neste ano, ante expectativa de alta de 3% no último relatório, de abril. Para 2014, a revisão para baixo foi ainda maior: de 4% para 3,2%. Em relação à inflação, os economistas ouvidos pelo BC reduziram ligeiramente sua projeção para este ano, passando-a de 5,81% para 5,8%. Já a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014 manteve-se estável em 5,9%, refletindo a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) que, na semana passada, elevou a taxa básica de juros, Selic, para 8,5% ao ano.

O relatório Focus mostra que o mercado manteve sua perspectiva de que a Selic encerrará 2013 a 9,25%, depois de o BC indicar que manterá essa intensidade de elevações no futuro. Para 2014, porém, eles elevaram a projeção da taxa básica de juros a 9,5%, ante 9,25%. No caso do câmbio, a projeção para 2013 foi mantida em 2,20 reais para o fim do ano, mas a de 2014 passou de 2,22 reais para 2,30 reais.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/mercado-reduz-de-novo-estimativa-para-pib

Data:15/07/2013-09h15min

12 de Agosto de 2013

Economia regional

Região Sul lidera crescimento da atividade econômica, diz BC

De acordo com Boletim Regional, as regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste tiveram crescimento; enquanto Sudeste e Norte apresentaram retração econômica

A agropecuária contribuiu para o bom desempenho da economia do Sul e do Centro-Oeste (Scott Olson/Getty Images)

A Região Sul apresentou o melhor desempenho de atividade econômica no trimestre encerrado no mês de maio, com alta de 6,5% em relação ao trimestre finalizado em fevereiro, de acordo com o Boletim Regional Trimestral, documento que traz indicadores econômicos das regiões do país, divulgado nesta segunda-feira.

Segundo o BC, os principais indicadores de atividade apontaram maior dinamismo da economia do Sul no segundo trimestre, em comparação ao trimestre anterior. Esse desempenho é explicado, em grande parte, diz o BC, pela recuperação do setor agrícola e seus reflexos sobre a indústria. Enquanto os índices de atividade do Norte e Sudeste caíram, no Centro-Oeste e Nordeste subiram 0,5%.

O Banco Central informou que a evolução dos principais indicadores econômicos mostra continuidade do crescimento da atividade no trimestre encerrado em maio. "Vale ressaltar, entretanto, heterogeneidade nos desempenhos regionais, em parte determinada, de um lado, pelo crescimento significativo da agropecuária e de setores específicos da indústria, e, de outro, pela moderação nas atividades na indústria extrativa e em determinados segmentos do comércio", diz o BC.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/regiao-sul-lidera-crescimento-da-atividade-economica-diz-bc

Data:12/08/2013-16h06min

Analise:

A notícia “Mercado financeiro reduz a projeção de crescimento a 2,31%.”, relata o item de estudo da economia como um todo, ou seja um fato macroeconômico, segundo estudos realizados em sala de aula. A reportagem foca como termo principal a projeção do PIB, representante do círculo virtuoso da economia, que na semana anterior a notícia, teve redução de 2,34% para 2,31%, sendo a nona queda consecutiva, segundo economistas do Bacen, que frisam ainda que a estimativa continua em 2,8% para o próximo ano de 2014.

A notícia seguinte, “Região Sul lidera o crescimento da atividade econômica, diz BC”, por relatar um estudo de mercado individual de determinada região relata um fato microeconômico; acrescentando ainda, a notícia fala sobre um maior desempenho no setor agrícola em relação à última pesquisa feita no mês de fevereiro de 2013, a alta foi de 6,5%, isso devido a recuperação do setor e seus reflexos sobre a indústria. Já os índices da região Norte e sudeste caíram, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com