TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Admistração

Trabalho Universitário: Teorias Da Admistração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  1.746 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

Do surgimento até os dias atuais

RESUMO

Este trabalho analisou o surgimento da administração desde a antiguidade, onde antes de Cristo, aparecem os primeiros indicativos de seu uso chegando aos dias atuais, abordando as teorias, não em ordem cronológica: Teoria Científica, Teoria Clássica, Teoria Burocrática, Teoria Estruturalista, Teorias das Relações Humanas, Teoria Comportamental, Teoria do Desenvolvimento Organizacional, Teoria dos Sistemas, Teoria da Matemática, Teoria da Tecnologia, e a Teoria Contingencial, destacando os seus principais teóricos como Taylor, Fayol, Elton Mayo, Kurt Lewin, Blau Scott, Leland Bradford, Peter Drucker, Ernest Dale, Etzioli, McGregor, Michael Porter, dentre outros, suas principais ideias e como o trabalhador era visto na organização, demonstrando o avanço e aprimoramento destas teorias e mostrando sua importante contribuição para o cotidiano administrativo.

Palavras-Chave: Teorias; principais teóricos; evolução; contribuição para a administração.

ABSTRACT

This study analyzes the emergence of directors since antiquity, which before Christ, appear the first indicators of their use coming to the present day, addressing theories, not in chronological order: Scientific Theory, Classical Theory, Bureaucratic Theory, Structuralist Theory, Theories Human Relations, Behavioral Theory, Theory of Organizational Development, Systems Theory, Theory of Mathematics, Theory of Technology, and the Contingency Theory, highlighting its major theorists such as Taylor, Fayol, Elton Mayo, Kurt Lewin, Scott Blau, Leland Bradford, Peter Drucker, Ernest Dale, Etzioli, McGregor, Michael Porter, among others, its main points and how the worker was seen in the organization, demonstrating the progress and improvement of these theories and showing their important contribution to the daily administration.

Keywords: Theories; leading theorists; evolution; contribution to the administration.

1. INTRODUÇÃO

O homem sempre buscou incessantemente na administração, conceitos e desafios para a sua sobrevivência. Nosso objetivo é mostrar como o homem, através dos tempos, desenvolveu várias formas de administrar, ou seja, organizando e gerando ideias, promovendo a descoberta de novas invenções e tecnologias, usando-as em benefícios da humanidade.

Fizemos uma retrospectiva dos acontecimentos passados, onde fomos dominados pelos detentores do conhecimento que manipulavam os menos esclarecidos, tornando-os submissos e analisamos o momento atual, que com a evolução administrativa, o homem organizou-se e venceu desafios.

Nos dias atuais a administração vem nos fornecer elementos concretos, através de fatos reais, reflexões, sobre o homem no contexto da civilização e suas teorias administrativas.

2. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

O processo da administração teve seu início por volta de 4.000 anos a.C., e sempre esteve presente no cotidiano do homem. Muitas ideias e técnicas vêm de raízes muito antigas (dos antepassados) e que até os dias atuais reflete dentro das organizações, auxiliando na solução de problemas.

Destaca-se um texto da Bíblia onde Jetro sogro de Moisés, o aconselha (pois ele não tinha muito tempo para permanecer com os seus) que procurasse e capacitasse de forma competente pessoas de sua confiança, para assim criar um departamento onde pudesse delegar tarefas, para ajudá-lo, possibilitando assim, mais tempo para ele ficar com sua família.

Durante anos, foi-se aperfeiçoando e criando novas maneiras para o trabalho, passando da mão-de-obra braçal (artesanal), para as novas invenções com tecnologia, evoluindo as Teorias Administrativas:

• Teoria Científica (1903): racionalização do trabalho.

• Teoria Clássica (1916) / Neoclássica (1954): uma escola de pensamentos, com princípios gerais da administração e suas funções.

• Teoria burocrática (1909): com estrutura na organização, que precisava ser eficiente, onde precisavam organizar um grande número de pessoas.

• Teoria Estruturalista (1947): onde se faz uma análise intraorganizacional e interorganizacional do ambiente externo e interno. Esta teoria representa um período de intensa transição e expansão nos territórios da TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA).

No que se diz respeito nos comportamento das pessoas passamos pelas:

• Teorias das relações humanas (1932): trata das necessidades comportamentais como afeto, aprovação social, prestígio, comunicação, autorrealização.

• Teoria Comportamental (1957): transcende das relações humanas, que mantém a tradição de deixar os aspectos estruturalistas para o segundo plano, e se focalizar nos comportamento individual de cada pessoa.

• Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962): são as mudanças organizacionais planejadas, dentro de uma abordagem de sistema aberto.

No final do século XIX e início do século XX, com a Revolução Industrial, ocorreram enormes mudanças de ordens administrativas, com a influência da máquina a vapor (James Watt 1736-1919), surgiram assim novas concepções de trabalho, com grandes expectativas para um futuro promissor e muito mais próximo do que imaginaram.

Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de se atualizar e reformular as teorias já passadas, que ensinaram muito, porém necessitava ser reestruturadas, passando para as etapas:

• Teoria dos Sistemas (1951): conjunto formado a partir das somas de entidades, ou coisas relacionadas (conectadas) no sentido de formação de uma unidade.

• Teoria da Matemática: esta baseada na lógica, sendo uma ciência com padrão de verdade, onde lidava com cálculos.

• Teoria da Tecnologia e informação: com avanços da informática, pode-se ter acesso em tempo real de tudo o que acontece no mundo, em tempo real.

• Teoria Contingencial: ela se relaciona com várias teorias administrativas, com o estudo da empresa e seu meio ambiente dentro e fora da organização.

Administrar caracteriza-se pela junção de tomar decisões e fazer planejamento, sobre como utilizar recursos dentro e fora das organizações, sempre com eficiência (utilização racional do recurso) e eficácia (capacidade de realizar e/ou alcançar objetivos).

Com tantas mudanças ao longo dos tempos, foi necessário criar-se condutas de ética e de responsabilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com