TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Comunicação

Monografias: Teorias Da Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

Teorias da Comunicação

Comunicação não é só falar, é preciso transmitir uma informação e o receptor precisa entender para que esta seja feita, assim estuda-se a importância da Comunicação, História, seus propósitos, formas de Comunicar, Necessidades, Veículos, dentre outros.

O estudo das Teorias da Comunicação leva a reflexão sobre a importância da comunicação na

sociedade, consiste em estudar o papel da comunicação, e analisar opiniões diferentes de Comunicólogos através das teorias e interpretar os fenômenos comunicacionais.

Compreende-se que paradigma são conceitos criados pela sociedade a fim de justificar falhas e sucesso, certo e errado, eles podem causar sérios problemas na vida do ser humano. Surgem então as escolas com teorias que consideravam paradigmas predominantes e que até hoje são usadas. A Comunicação não é uma área exata, nas teorias da Comunicação vemos a importância deste saber, pois escolas e pesquisas diferem opiniões uma das outras mesmo com os efeitos que cada uma tem.

A Teoria matemática que surgiu por dois engenheiros e fala que a comunicação é um processo. Criada por dois engenheiros matemáticos quem mostram a comunicação como um sistema. Já a Teoria da Informação de Lasswell, onde consiste em responder: Quem? Diz o que? Em que canal? Para quem? Com que efeito?

Fala da eficácia do canal evitando possíveis ruídos. E a Teoria Hipodérmica a teoria da “Agulha Hipodérmica” ou “Bala Mágica” a maior parte destes estudos foram propagandas, campanhas políticas, que atinge indivíduos provocando efeitos rápidos.

A Teoria nos leva a reflexão, a debater com os profissionais do meio, com ela se aprende a praticar a exercer a função.

___________________________________________________________

Os pesquisadores que estudavam os media eram, usualmente, investigadores das ciências sociais básicas, ou de

outros backgrounds académicos, que usavam o comportamento das audiências dos media como uma arena conveniente para estudar conceitos, hipóteses e teorias que eram,

de facto, os das suas próprias disciplinas.

Estuda-se nas Teorias da Comunicação a Comunicação como um processo Teoria de Laswel.

a partir dos conceitos básicos da teoria da comunicação; analisar criticamente algumas das principais teorias da comunicação

Semiótica concede a função comunicacional dos signos.

Como refere James Carey, “os modelos de comunicação são, então, não apenas representações da comunicação”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com