TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Contabilidade

Exames: Teorias Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  3.172 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

01 - Origem da contabilidade

Na antiguidade, no inicio da civilização, a contabilidade surgiu e pode-se assim dizer que estas histórias se misturaram, pois à medida que a humanidade evoluía e desenvolvia diversas necessidades, encontraram-se algumas soluções contábeis.

O homem abandonou a caça e a vida comunitária, desenvolveu o senso de propriedade, e começaram a construir suas riquezas individualmente através da agricultura e do pastoreio, estas riquezas eram passadas de pai para filho, de onde vem o termo PATRIMÔNIO.

O termo Patrimônio passou a ser usado para totalizar todos os tipos de bens, incluindo os não herdados, os primeiros registros de contabilidade eram feitos de forma bem simples, todos os bens tinham registro na memória do homem.

A contabilidade surgiu basicamente pela necessidade de registros do comércio. Os comerciantes precisavam do acompanhamento de seus bens conforme faziam suas transações, que eram sempre seguidas por um simples registro mental.

Conforme o homem foi aumentando suas riquezas a necessidade de registros mais detalhados se fez. O homem se preocupava com o total de suas posses e em como aumentá-las, assim, os registros se tornaram de difícil memorização.

A contabilidade primitiva perdurou ate aproximadamente 4.000 a.C. A evolução das civilizações impulsionada pelos estudos e pelos poderes religiosos, assim como a invenção da escrita cuneiforme pelos sumérios 3.500 a.C. contribuíram para um salto na contabilidade.

Com o avanço das próprias civilizações nas regiões da Suméria e da Babilônia houve a necessidade de aprimoramento dos contadores da época. Assim, começou-se a registrar as movimentações financeiras em placas de barro. Posteriormente transcritos para pranchas maiores, surgindo às primeiras noções do que conhecemos como diário.

O Egito também contribuiu com práticas contábeis e se destaca pela criação do papiro (a forma primitiva do papel) o que lhes permitiu a criação dos primeiros livros de escrituração e a criação de uma moeda como base de valor, o shat de ouro e prata.

O império romano contribuiu com relação a contabilidade publica, havendo inclusive uma figura chamada, contador geral do estado, um dos profissionais mais importantes da administração publica de Roma.

Durante o período da alta idade media (476-1.000), a influência da igreja sobre as terras e a economia no Ocidente Europeu, fez que houvesse uma estagnação na evolução social e econômica.

O Oriente sofria influências da Igreja, mas não do mesmo modo, o que lhes permitiu desenvolver nesta região um método de registro que posteriormente seria desenvolvido sob o nome de método das partidas dobradas.

Partidas dobradas - O método de partidas dobradas ou veneziano é uma equação onde um conjunto de créditos sempre corresponderá a um conjunto de débitos no mesmo valor.

Não se sabe ao certo a origem da técnica descrita por Frei Luca Pacioli em sua obra Summa de Arithmetica.

Historiadores acreditam que as primeiras manifestações do uso das partidas dobradas ocorreram entre os séculos XII e XIII, em uma região ao norte da Itália, a popularização desta técnica aconteceu após a revolução comercial ocorrida entre os séculos X e XIV.

Evolução contábil - O comercio passou a ser o motor do progresso econômico, exigindo práticas contábeis mais eficazes para registrar grandes quantidades de movimentações financeiras.

A contabilidade não parou de evoluir, atualmente existem vários modelos contábeis pelo mundo. Assim como as nações tem histórias, valores e sistemas políticos diferentes, elas também podem ter padrões diferentes de desenvolvimento financeiro-contábil.

A contabilidade que conhecemos hoje no Brasil, é diferente da contabilidade que conhecemos em outros países, muitas vezes a proximidade e parcerias comerciais entre países contribuem para que os modelos contábeis sejam parecidos.

De uma forma, mas simplificada, a Contabilidade nada mais é, do que uma forma que nos, seres humanos, achamos para organizar nossas posses, finanças controles tanto para pessoas Físicas como para pessoas Jurídicas. O objetivo principal da contabilidade é a avaliação da situação econômica e financeira da Entidade, ou seja, o Patrimônio da Empresa.

2 - Objetivos da contabilidade

José Carlos Marion em “Teoria da contabilidade - Editora alínea 2010” ressalta aspectos importantíssimos sobre o tema e mostra de maneira clara que a contabilidade é um sistema de informações e avaliações que tem por objetivo prover seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade com relação à entidade, que podemos considerar objeto de estudo.

O sistema de informação contábil é um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.

Usuários - Os usuários são pessoas físicas ou jurídicas com interesses na avaliação da situação e evolução de uma entidade, podendo ser estes, acionistas, credores em geral, integrantes do mercado, administradores da entidade e o fisco.

Objetivo das demonstrações contábeis - É fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade, o desempenho e as mudanças na posição financeira que sejam úteis a um grande número de usuários, auxiliando na tomada de decisões.

Demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacidade na prestação de contas dos recursos que lhe foram confiados.

Relatório da diretoria - Dentre as demonstrações financeiras o relatório da diretoria (ou administração) se destaca por apresentar aspectos, que envolvem o desempenho financeiro, comercial, ações sociais, ambientais e de recursos humanos, projetos de expansão, expectativas com relação o futuro da entidade.

Notas explicativas - As demonstrações normalmente são acompanhadas de notas explicativas (quando publicadas), as informações contidas nas mesmas devem ser relevantes, complementares, tais como: critérios de cálculos, obrigações de longo prazo, composição de capital, ajustes de exercícios anteriores, etc.

Parecer dos auditores - As companhias abertas e entidades financeiras têm por obrigação publicar suas demonstrações com o parecer da auditoria, para o parecer ter credibilidade, este deve ser feito por uma empresa independente ou por um contador credenciado.

O auditor independente expressa sua opinião de forma clara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com