TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Contabilidade

Dissertações: Teorias Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Que a construção civil é uma das principais molas propulsoras da economia mundial, isso é inegável. Só para ter uma idéia de sua importância, no Brasil, ela é responsável por 63% da formação bruta de capital fixo e 15% do PIB. Além disso, movimenta por volta de 400 bilhões de reais por ano, sendo responsável por mais de 2.2 milhões de empregos diretos. Sem contar, ainda, a infinidade de empregos indiretos. Apesar de sua indiscutível importância para o desenvolvimento do país, a construção civil é apontada como uma das indústrias que mais impactam o meio ambiente. Para se ter uma idéia, o setor consome 2/3 da madeira natural e cerca de 50% dos recursos naturais do planeta, sendo grande parte de recursos não renováveis.

Falando especificamente do Brasil, uma das maiores dificuldades para implementação da sustentabilidade no setor da construção civil, diz respeito à falta de iniciativas públicas de infra-estrutura, o que acaba elevando, e muito, o custo de uma casa ou um prédio sustentável.

Existem três temas que abordaremos afim de diminuirmos este impacto ambiental e, acima de tudo, reposicionar a indústria da construção no mercado.

Sustentabilidade Econômica

Aumentar Ganhos, Diminuindo Danos

Objetivo Ação Resultados Esperados

1. Reduzir a emissão de entulhos no meio ambiente. A. Usar materiais renováveis, diminuindo assim custos para a coleta desse material, transporte e deposição destes resíduos. Assim sendo se polui menos o meio ambiente;

B. Usar materiais de demolições. Utilizando-se de materiais renováveis, o custo se torna menor à construção civil, e além disso, os materiais podem, posteriormente ser reutilizados e reciclados, o que significaria uma enorme economia em todas as etapas do processo de construção civil.

2. Uso Racional de Energia Elétrica e outros. A. Realizar a captação da água da chuva ou reutilização de água, controlar o consumo de energia elétrica;

B. Fazer a coleta seletiva do lixo. Tendência crescente na satisfação dos colaboradores e decrescentes quanto ao número de desperdício de recursos. Através dessas pequenas mudanças, são observados consideráveis economias à empresa, e consequentemente o aumento da competitividade no mercado. O uso racional dos recursos reduz os custos e consequentemente, aumenta a lucratividade.

Sustentabilidade Ambiental

USO CONSCIENTE DOS RECURSOS NATURAIS

Objetivo Ação Resultados

Esperados

1. Aproveitar o sol, para obter iluminação, conforto térmico. A. Projetos com maior economia de energia.

- Criação de projetos paisagísticos.

B. Aproveitamento maior de luz natural.

Aproveitar o sol, para obter iluminação, conforto térmico, climatização natural e fonte de energia.

De acordo com cada projeto inserir algum fator de utilização de energia, calor ou iluminação solar,como placas, elementos vazados, jardins de inverno.

-Projetos para reutilização da Água dos sanitários para regar os jardins .

2. Controlar o consumo de água fornecido pela concessionária ou obtido junto

a fontes naturais.

A. Inserir em projetos formas de

aproveitamento de águas .

B. Aproveitamento

água em projetos paisagísticos.

C. individualizando os registros de água . - Evitar desperdício de água potável para fins de limpeza, descarga, jardins.

Inserir em projetos formas de aproveitamento de água de chuva .

- Economia de água no uso dos resíduos da construção

Ter projetos mais focados para cada individuo , com isso forçando cada proprietário do seu imóvel ter o uso consciente do uso.

Projetos para reutilização da Água dos sanitários para regar os jardins

Sustentabilidade Social

Sociedade Consciente, Futuro Inteligente

Objetivo Ação Resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com