TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Produção

Ensaios: Teorias Da Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Teorias da Produção

Antes de se referir a teorias de produção, é necessário explicar alguns conceitos:

Produção: É o processo de transformação dos fatores adquiridos pela empresa em produtos para a venda no mercado;

Insumos(Inputs): São os fatores de produção, como matéria-prima, capital, horas de trabalho, etc;

Produtos(Outputs): Quantidade física de produtos, que pode ser um processo de produção simples(aquele capaz de produzir apenas um produto advindo da matéria-prima)ou produção múltipla(mais de um produto);

Fatores fixos de produção: São aqueles que as quantidades não mudam quando a quantidade do produto varia;

Fatores variáveis de produção: São aqueles cuja as quantidades utilizadas variam quando o volume de produção se altera.

A partir daí, podemos formular:

Função de produção: q=f(N,K) onde que q é a quantidade produzida do bem ou serviço num determinado período de tempo(Output), N é a quantidade de mão-de-obra utilizada(Input) e K é a quantidade de capital(Input).

Análise a curto prazo: q=f(N); a quantidade de produção só considera um fator variável(Nesse caso, a mão-de-obra).

Análise a longo prazo: q=f(N,K); leva em conta que todos os fatores de produção são váriaveis.

Lei dos rendimentos decrescentes: É tipicamente um fenômeno de curto prazo pois considera ao menos um fator de produção fixo. O aumento dos fatores de produção variáveis permite que a produção cresça até atingir um ápice para depois começar a regredir. Um exemplo genérico: Uma empresa que produz confecções possui 10 máquinas de costura em suas instalações(maquinário e intalações: fixo), com oito costureiras trabalhando. Ao contratar mais duas costureiras (mão-de-obra: variável), ela tende a aumentar sua produção, entretanto, se contratar 3 ou mais costureiras, para somente 10 máquinas, alguma ficará parada, diminuindo a produtividade média da mão-de-obra.

Custos de Produção

Para uma empresa ter melhores resultados é necessário: maximizar a produção para um dado custo total ou minimizar o custo total para um dado nível de produção. Ou seja, tentar ao máximo diminuir os custos e aumentar a produção.

Os custos totais de produção (CT), dependem da soma dos custos variáveis totais (CVT) como custo das matérias-primas com o os custos fixos totais (CFT) como o aluguel. Teremos então a equação:

CT=CVT+CFV

Os custos de curto prazo, para exemplificar, leva em consideração um custo fixo(tamanho da firma) e um custo váriavel(mão-de-obra). Nesse caso, o custo total variará apenas em decorrência do custo variável já que o fixo, permanece inalterado.

Os custos a longo prazo levam em conta que todos os fatores de produção são variáveis. O longo prazo é um horizonte de planejamento, ou seja, uma sequência de situações prováveis de curto prazo, pois as empresas operam a curto prazo e planejam a longo prazo.

A Lei dos custos crescentes diz que com o aumento do volume produzidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com