TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias De Administração

Trabalho Escolar: Teorias De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CURSO ADMINISTRAÇÃO - TURMA N10 - DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

MATEUS RODRIGUES LENCINA 416641

ANTONIO DE OLIVEIRA SANTOS 427192

MAGDA RIZZON PLETSCH 408911

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Profª. de EAD: Mônica Satolani

SÃO BORJA

25/09/2013

INRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo principal ter conhecimento em Teorias da Administração, buscando uma visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Nas pesquisas realizadas sobre as atividades propostas, serão abordados acontecimentos históricos no estudo da Teoria da Administração das empresas. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma politica empresarial de gestão do conhecimento. Será visto que Todas as Teorias Administrativas são validas, embora cada um valorize uma ou algumas das cinco variáveis básicas da TGA que são: Tarefas, Estruturas, Pessoas, Tecnologia e Ambiente. Na verdade cada teoria surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas ainda são aplicáveis em situações atuais, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição uma serie de alternativas adequadas para cada situação que julgar necessário. Acompanhando as novas necessidades da evolução social. .

A administração é uma Ciência Social aplicada, gerada de uma serie de normas e funções. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar a eficácia e um retorno financeiro de forma correta, ou seja quando se fala em administração se fala de objetivos.

SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS TEORIAS

A administração é à base da organização, isto porque é com ela que a organização pode objetivar coordenar e liderar suas ações para alcançar os resultados que almeja.

O ponto central da sociedade em que vivemos esta na organização é por ela em que conseguimos que as coisas sejam realizadas, mas é através da administração que as organizações são capazes de produzir os resultados e criar o desenvolvimento. A administração é a pratica desde que existe os primeiros agrupamentos humanos com as teorias administrativas se tornou mais fácil de saber o que procede nas organizações e como fazer com que ela seja um exemplo de excelência. A moderna teoria geral da administração, é formada por conceitos que surgiram a muito anos atrás e que vêm-se aprimorando ao longo dos tempos. O grande impacto decorrente foi a Revolução industrial que levou a grandes giros na organizações pois surgiu as maquinas a vapor. Concerteza foi um dos fatores mais importantes na mecanização da indústria, com desenvolvimento de sistemas ocorreu a troca de mão de obra humana por maquinário, onde se cria a necessidade de criar uma cúpula administrativa que poderia suprir a nova modelo de organização. Em cima desse novo modelo que o americano Frederick Taylor criou a administração cientifica que buscava a especialização do trabalho, divisão de tarefas , e buscava a eliminação do desperdício, da ociosidade operaria e a redução dos custos de produção.

Taylor desenvolveu uma serie de publicações que se preocupava diretamente com as técnicas de raciocínio do trabalho.

- O objetivo de uma boa administração era pagar salários altos e ter baixos custos.

- Para realizar esse objetivo, a administração tinha que aplicar os métodos científicos de pesquisa para o sei problema mundial, a fim de revolucionar os princípios e estabelecer processos padronizados que permitissem o controle das operações .

- Os operários tinham que ser cientificamente colocados em Serviços em que as condições de trabalho fossem cientificamente selecionadas, para que fossem cumpridas as normas.

- Os operários deveriam ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas habilidades e efetuar o serviço ou tarefa que lhe foi concedida.

- Uma atmosfera com a colaboração de todos necessitaria de ser cultivada entre os administradores e os operários, para mantes a continuidade desse ambiente psicológico que abre possibilidades de aplicações dos outros valores citados anteriormente.

Taylor afirmava que as indústrias padeciam de males que poderiam ser divididos em grupos.

1 – Vadiagem sistemática por parte dos operários, que reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da normal. Para que não fossem descontados as tarifas dos salários.

Há 3 tipos da vadiagem no trabalho, são eles:

• O erro que vem da época imemorial e quase universalmente disseminada entre os trabalhadores de que o maior rendimento do homem e da maquina terá como resultante o desemprego de vários operários;

• O defeituoso sistema da administração, e que esta em uso constante, que força os operários a ociosidade no trabalho, a fim de proteger seus interesses;

• Os métodos empíricos sem eficiência, eram utilizados nas empresas, que faz com que os operários desperdiça grande parte do seu tempo e força.

Taylor acredita que a implantação da administração cientifica deve ser gradual e obedecer a certo período de tempo, para evitar alterações bruscas que causem descontentamento dos empregados e prejuízos aos patrões. Um processo eficiente requer um tempo aproximadamente 5 anos.

Para Taylor, a gerencia adquiriu novas responsabilidades que são descritas por princípios, segue abaixo.

1- Principio do preparo: seleciona cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e capacita-os para que possam render mais.

2- Principio de planeamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, o improviso e a atuação empírica, pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com