TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Psicogenéticas

Trabalho Universitário: Teorias Psicogenéticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

6 Estágios se dividem em 4 estágios do desenvolvimento lógico

* 1º, 2º, 3º ESTÁGIO, SENSÓRIO MOTOR (0 A 2 ANOS), RECÉM-NASCIDO E LACTENTE

1º estágio dos reflexos, ou mecanismos hereditários, as 1ª tendencias instintivas e emoções. 2º estágio dos 1º hábitos motores e 1ª percepções organizadas, 1º sentimentos diferenciados. 3º estágio da inteligência senso motora ou prática, das regulações afetivas elementares e 1ª fixações exteriores da afetividade. A partir da percepção, movimentos e hábitos o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. Exemplos:O bebê “pega” o que está em sua mão; "mama" o que é posto em sua boca; "vê" o que está diante de si. Aprimorando esses esquemas, é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.

* 4º ESTÁGIO, PRÉ-OPERATÓRIO (2 A 7 ANOS),

4º estágio da inteligência intuitiva, dos sentimentos interindividuais espontâneos e relações sociais de submissão ao adulto. A 1ª INFÂNCIA=a socialização da ação, a gênese do pensamento, a intuição, a vida afetiva. Também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor).

A criança deste estágio:É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro; Não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês"); Já pode agir por simulação, "como se"; Possui percepção global sem discriminar detalhes; Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos; Exemplos:Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

*5º estágio, OPERATÓRIO CONCRETO (7 – 12 anos), 2ª infância

5º estágio das operações intelectuais concretas e dos sentimentos morais e sociais de cooperação. A INFÂNCIA=os progressos da conduta e da socialização, os progressos do pensamento, as operações racionais, a afetividade, a vontade e os sentimentos morais.

A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade,..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração. Isso desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade). Exemplos:Despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.

* 6º estágio, OPERATÓRIO FORMAL (12 anos em diante)

6º estágio das operações intelectuais abstratas, da formação da personalidade e da inserção afetiva e intelectual na sociedade dos adultos. ADOLESCÊNCIA=o pensamento e suas operações, a afetividade da personalidade no mundo social dos adultos

Codificação das Regras:Por volta dos 11 a 12 anos, a maioria das crianças passa a entender que as regras são ou podem ser feitas pelo grupo, podem ser modificadas, mas nunca ignoradas. A presença de regras se torna um fator importantíssimo para a existência do jogo.

Segundo Piaget (1976): os jogos não são apenas uma forma de desafogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com