TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias da gestão

Relatório de pesquisa: Teorias da gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

Teorias da administração

Durante seu desenvolvimento profissional taylor analisou diferentes processos que considerava má administração sendo citados como causa de diversos problemas, que ele imaginava terem início na classe operária, formatando então o idéias de melhorias iniciando então o processo de administração.

No princípio ele observou que a forma de divisão de responsabilidade não era eficaz, tornando o operário displicente quanto as suas responsabilidades, não havia qualquer forma de icentivo tornando o chão da fábrica um lugar ocioso e lento. Muitos trabalhadores sequer cumpriam com suas responsábilidades básicas devido a conflitos com seus superiores, não havendo integração entre os departamentos, gerando fata de comunicação e organização. Os líderes pareciam ignorar a importância do desempenho como bem coletivo, gerando a insatisfação e baixa produtividade.

Ao longo de suas carreiras Taylor identificoue resolveu estes e outros problemas que geravam prejuízos às empresas e também a insatisfação e baixa produtividade dos funcionários. Mediante essas circunstâncias deu início ao sistema administração de tarefas e em seguida do movimento de administração cientifica que deu início em 1880 na sociedade americana dos engenheiros mecânicos, desenvolvendo esquema de resolução a estes problemas, dividindo em três fases, dando ênfase na renumeração correta do trabalhador de acordo com que produzia, estimulando o desenvolvimento empresarial da época.

* 1° Fase

- Ataque aos problemas de salário: Ganhar de acordo com que se produz

- Estudo sistemático do tempo, analisando o desempenho x tempo criando uniformidade.

-Definição de tempos e padrão

-Sistema de administração de tarefas.

* 2° Fase

-Aplicação de escopo da tarefa para a dministração

-Definição de princípios de administração do trabalho.

* 3° Fase

-Consolidação dos princípios

-Proposição d edivisão de autoridade e responsábilidades dentro da empresa.

-Distinção entre técnicas e príncipios sistema que até hoje é utilizado na administração moderna.

Com o passar do tempo e com a modernização dos processos administrativos o movimento da dministração ciêntifica surgiu Henri Fayol, ampilando e conceituando o processo de qualidade administrativa, partindo do princípio reverso de Frederick taylor, pois este acreditava que este processo deveria respeitar a importância de planejar, organizar, executar, liderar e controlar, partindo do escalão superior da empresa, começando sua analogia pelos processos de ordem administrativa dividindoem seis atividades ou funções distintas.

-Técnicas (produção e manufatura)

-Comercial (compra, venda, troca)

-Financeira (processo e utilização de capital)

-Segurança (proteção da propriedade e das pessoas)

-Contabilidade (Registro de estoque, balanços, custos, estatísticas)

-Administração (Planejamento, organização, comando, coordenação e controle).

Fayol defendia que o processo administratrativo organizado gerava continuidade, tornando forte os laços entre patrão e empregado, incentivando a liderança de acordo com a necessidade, ou seja, partindo do operacional para o tático, disseminando uma boa relação com a classe operária, modificando a produtividade e o crescimento através da estrutura, planejando o futuro a médio e longo prazo, organizando a fim de equilibrar a estrutura humana e material, comandando de forma coerente com a atividade proposta, coordenando e harmonizando as tarefas, unificando toda a atividade, controlando para com que tudo se realize conforme o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com