TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceiro Semestre Pim

Monografias: Terceiro Semestre Pim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este trabalho é um Projeto Integrado Multidisciplinar V que tem por objetivo inserir o aluno nas práticas fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. A realização deste estudo foi feito com base em informações de aulas ministradas através apostilas e vídeo aulas da UNIP, com foco nas disciplinas Avaliação de Desempenho, Matemática Financeira e Administração de Salários

Palavras-Chave: Avaliação de Desempenho, MatemáticaFinanceira e Administração de Cargos e Salários

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa foi estruturada em três capítulos com o objetivo de analisar o setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Corretora Brares seguros ltda. No primeiro capitulo pesquisara sobre importância da Avaliação de Desempenho RH e Conceituar seus fatores determinantes , descrever os métodos utilizados pela empresa estudada e discorrer sobre sua importância Benefícios percebidos relacionados à avaliação de desempenho para a empresa e para os colaboradores.

No segundo capítulo, iremos falar sobre Matemática Financeira na corretora como é utilizada os cálculos nas porcentagens, juros simples e composto, amortização, etc, para contribuir com o planejamento e o controle financeira / administrativo da corretora, o qual é um fator essencial na tomada de decisão e análise de risco, atividade típica da função de um gestor

O terceiro e ultimo capítulo tem comoobjetivo mostrar como é utilizada a Administração de Cargos e Salários , descrevendo os conceitos de analises e descrição de cargos na investigação dos objetivos, descrevendo fatores, métodos e avaliações de cargos utilizados na Corretora

Baseado nestas pesquisas a conclusão mostra a necessidade de um amplo conhecimento e visão sistêmica para que se possam alcançar objetivos e metas em uma corretora de pequeno porte, dentro do seu nicho de mercado onde visa alcançar o seu bem maior o lucro.

2 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

2.1 Conceituar avaliação de desempenho e seus fatores determinantes

A avaliação do desempenho define-se como uma apreciação sistemática do desempenho de cada colaborador, em função das tarefas que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. É um processo que serve para julgar ou sistematizar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa, sobretudo, qual é a sua contribuição para a organização.

Na verdade, a avaliação do desempenho constitui um meio de localizar problemas de gerência e supervisão, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo, de localização de possíveis discrepâncias ou carências de treinamento e, consequentemente, estabelecer os meios e programas para neutralizar ou eliminar as divergências ocorridas para estar revelando melhoria de qualidade do trabalho e de vida dentro dos setores e da organização.

2.2 Descrever os métodos utilizados pela empresa estudada ediscorrer sobre sua importância

A Corretora Brares seguros ltda. Utiliza-se através do seu RH há avaliação de 360° é feita de modo circular por todos os colaboradores que mantêm alguma interação com o avaliado. Participam da avaliação, o lideres, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores, enfim, todas as pessoas ao redor do avaliado, em uma abrangência de 360 graus. A avaliação feita pelo entorno é mais rica por produzir diferentes informações e vendas de todos os lados, e funciona no sentido de assegurar a adaptação e o ajustamento do funcionário às variadas demandas que ele recebe de seu ambiente de trabalho ou de seus parceiros.

O órgão de RH assume totalmente a responsabilidade pela avaliação de desempenho de todas as pessoas na organização. As informações sobre o desempenho passado das pessoas são obtidas com cada gerente, processadas e interpretadas, gerando relatórios ou programas de providências que são coordenados pelo órgão de RH. Apresenta a desvantagem de trabalhar com médias e medianas, e não com o desempenho individualizado e singular de cada pessoa. Além disso, provoca uma tendência à padronização do desempenho.

A implantação da avaliação de desempenho por competências mostra-se positiva, pois aumenta o estímulo e motivação para o trabalho. A objetividade, clareza e transparência contribuem na obtenção dos objetivos e resultados individuais que passam aos familiares e conseqüentemente, nos resultados da organização.

2.3 Analisar os procedimentos utilizados pela organização para implementação da avaliação de desempenho;

A Corretora Brares seguros ltda.l é a principal interessada na avaliação do desempenho é o próprio colaborador, os sistemas de avaliação são centralizados no diretor de recursos humanos. O ideal seria um sistema simples de avaliação no qual o próprio cargo ou trabalho proporcionasse a retroação do ocupante, sem necessidade de intermediários ou terceiros. Infelizmente a hierarquia, o staff e a centralização quase sempre impõem regras e normas rígidas que se afastam da realidade que cerca o funcionário e fazem o processo de avaliação tornar-se um método burocrático. A gestão por competências é um sistema gerencial que busca impulsionar os funcionários na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes, são entendidas como as capacidades, os conhecimentos e as características pessoais que distinguem os profissionais de alto desempenho daqueles de desempenho regular em determinas funções.

2.4 Benefícios percebidos relacionados à avaliação de desempenho para a empresa e para os colaboradores.

A avaliação de desempenho ajuda a identificar as causas do desempenho deficiente ou insatisfatório, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado. Além disso, ela possibilita: definir o grau de contribuição de cada colaborador, identificar a eficácia dos programas de treinamento, obter subsídios para promoção e remuneração, obter subsídios para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com