TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termologia

Tese: Termologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Tese  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Termologia

A termologia estuda os fenômenos do aquecimento e resfriamento dos corpos, através da definição de novas grandezas (por exemplo: pressão, temperatura, energia interna, calor) e das relações matemáticas e físicas que as envolvem. Para isso, os corpos são estudados tanto no nível macroscópico quanto no microscópio.

Termometria

A temperatura é uma gran­deza física associada ao grau de agitação das partículas de um corpo. Quando um corpo recebe energia térmica proveniente de uma fonte, aumenta sua agitação molecular (ou atômica), aumentando sua temperatura, ou mudando seu estado físico. Quando um corpo perde energia térmica, diminui sua agitação térmica, diminuindo sua temperatura ou mudando seu estado físico.

Macroscopicamente, temperatura é uma grandeza física que indica se dois corpos estão em equilíbrio térmico, ou seja, com o mesmo grau de agitação de suas partículas. Quando corpos, a temperaturas diferentes, são colocados em contato, haverá entre eles, trocas de energia na forma de calor.

Escalas Termométricas

Temperatura do Corpo Humano

Termômetro

Calorimetria

Para explicar o aquecimento ou resfriamento de um corpo, bem como a mudança de estado físico, admitimos existir entre os corpos uma troca de energia que recebe o nome de calor.

Calor é a energia transferida entre dois sistemas que se encontram em temperaturas diferentes. O calor flui esponta­neamente do corpo mais quente para o corpo menos quente.

A energia que um corpo recebe na forma de calor pode ser transformada em energia interna (conceito que será discu­tido mais detalhadamente na Termodinâmica), acarretando au­mento de temperatura.

O calor absorvido pelo corpo também pode ser transfor­mado em trabalho mecânico pois, no processo de dilatação as forças internas do corpo realizam trabalho

Calor

Calorimetria

Mudanças de estado físico da matéria

Transmissão de Calor

Sobrefusão ou Superfusão

Termodinâmica

A Termodinâmica (do grego THERMOS = calor e DYNAMIS = força) é o ramo da Termofísica que analisa os Princípios e as Leis que permitem projetar e prever o compor­tamento das Máquinas Térmicas, dispositivos que, a partir do calor, aplicam forças e realizam deslocamentos.

À Termodinâmica cabe, portanto, o estudo das relações entre calor, pressão, volume, temperatura, etc. e os eventuais trabalhos realizados.

Observe que o estudo destas propriedades, longe de ser apenas um mero rebuscamento teórico, contribui, para o au­mento da produção e distribuição de alimentos e bens de con­sumo, ao produzir máquinas e motores mais eficientes — como as turbinas que impulsionam aviões e navios, ou os mo­tores "diesel" utilizados em tratores e caminhões — melhoran­do assim a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com