TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMOLOGIAS ECONÔMICAS

Seminário: TERMOLOGIAS ECONÔMICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 4

TERMOLOGIAS ECONÔMICAS:

BENS DE CAPITAL: São bens que geram outros bens e riqueza por isso o nome de bens “de capital”. Ex.: Uma empresa ou indústria compra um equipamento para fazer outro equipamento.

BENS SUBSTITUTOS: São bens que o consumidor pode substituir por outro, podem ser considerado como concorrentes, porque quando sobe o valor de um aumenta a demanda do outro. Ex.: Mantega e margarina, carne de porco e carne de vaca ou frango e o peixe.

CAPITAL HUMANO: O individuo passa a ter valor pelas sua experiência, conhecimento e habilidade em sua área de atuação profissional , e esse valor é utilizado para o crescimento da empresa. Ex.: com preocupação dos consumidores em qualidade de serviços prestados, esta empresa deposita sua credibilidade em seu capital humano, valorizando –o e ajudando a se desenvolver.

CARTEL:È uma união feita entre duas ou mais entidades que produzem o mesmo bem para fixação de preços ou de cotas de produção. Ex. A Philpis e Lg fizeram um cartel para limitar a produção de Led .

CORRELAÇÃO: É semelhança entre dois termos. Ex.: Estudos mostram uma forte correlação entre mortes de cardiovasculares com a má alimentação.

DEMOGRAFIA: É um estudo do povo, ela estuda a dinâmica populacional, sua estrutura, da usa evolução e de seus caracteres gerais encarado de ponto de vista quantitativo e qualitativa. Ex. A demografia mostra que Caxias do Sul possui 42 mil pessoas analfabetas.

DUMPING: É utilizada em termos comerciais, onde é colocado algum produto com valor abaixo do mercado com o intuito de eliminar a concorrência e aumentar as quotas do mercado. Ex. Motorola lança no mercado o smartfone com as melhores tecnologias e aplicativos para seus usuários com valor abaixo do mercado, tornando se a marca campeã de vendas deste trimestre.

EFEITOS DEMOGRAFICOS: A ocorrência de mutação de comportamento, quantidade da população. Ex.: IBGE divulgou que atualmente 51% de habitantes de Caxias do Sul, são naturais de outros municípios.

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA: A eficiência significa fazer certo as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas. Ex.: Um funcionário eficiente, quando seu chefe chega ao trabalho e pede para pegar a impressora da recepção e leva-la ate seu escritório ele obedece, um funcionário eficaz com o mesmo pedido além de levar a impressora ao escritório já deixa instalada ao computador de seu chefe.

EXTERNALIDADES: Impacto das ações de alguém sobre o bem-estar dos que estão em torno. Ex.:''Uma das possíveis causas de falhas de mercado são as externalidades"

MERCADO DE CAPITAIS: é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. Ex.: Certificado de deposito bancario.

MERCADO DE PRODUTOS: É um mercado de ofertas de um grupo de produtos ou serviços a serem utilizados por consumidores que possuem finalidade em comum. Ex.:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com