TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termologias

Seminário: Termologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Seminário  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Um comércio é essencialmente retratado nas atividades de Compra, Estoque e Venda de mercadorias.

Gasto é o sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço (MARTINS, 2000, p. 25, grifo nosso). O gasto é reconhecido quando da entrega ou promessa de entrega de ativos, ou seja, no momento em que existe o reconhecimento da dívida assumida ou da redução do ativo dado em pagamento e são divididos em investimento, custo e despesa.

Investimento, segundo Padoveze (2005b, p. 17, grifo nosso), “são os gastos efetuados em ativos ou despesas e custos que serão imobilizados ou diferidos. São gastos ativados em função de sua vida útil ou de benefícios futuros”, em linhas gerais é o gasto realizado para aquisição de um ativo.

Custo é o é o consumo de bens e serviços para a obtenção de outros bens e serviços, expressos em unidades monetárias. Classificam-se em variáveis e fixos.

Os Custos Variáveis no comércio são todos aqueles ligados diretamente à mercadoria, variando de acordo com a quantidade de mercadoria adquirida e vendida. Os Custos Variáveis de Aquisição são todos aqueles que compõem o preço de compra, sendo que é preciso extrair as informações das Notas Fiscais de compra, que fornece o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o valor do frete, etc.

Custos Fixos que as empresas em geral têm, como por exemplo aluguel, água, energia, telefone, honorários contábeis, Pró-labore dos sócios, materiais de escritório e de limpeza, IPTU.

Custos Variáveis de Venda (CVV%) ou Custos de Comercialização (CC%) que são todos aqueles que incidem sobre o preço de venda em percentual, variando proporcionalmente à quantidade vendida. É o caso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), PIS, COFINS, Contribuição Social, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), Comissão Sobre Vendas, etc.

Despesa, segundo Perez Jr., Oliveira e Costa (2006, p. 22, grifo nosso), são “gastos relativos aos bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa”. São os gastos com bens e serviços não utilizados nas atividades produtivas e consumidos com a finalidade de obtenção de receitas, é realizado após o produto estar pronto (CREPALDI, 2002, p. 79). Em termos gerais e contábeis, estão ligados às área administrativa e comercial.

Perdas, conforme Berti (2002, p. 28, grifo nosso), “são bens ou produtos consumidos de forma anormal e involuntária”. São gastos não intencionais decorrentes de fatores externos, fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa.

Despesas fixas, segundo Padoveze (2005a, p. 318, grifo nosso) são aquelas que tendem a se manter constantes nas alterações do volume das atividades operacionais, ainda que qualquer custo esteja sujeito às mudanças ao longo do tempo. Em linhas gerais, são os custos e despesas necessários para manter um nível mínimo de atividade operacional dentro de um intervalo relevante de produção e venda.

Despesas Variáveis são as que mantêm uma relação de proporcionalidade com a produção e venda; são variáveis por acompanhar a proporção da atividade com que ele é relacionado. Podem ser classificados em relação à produção (com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com