TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Thais Alves

Artigos Científicos: Thais Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 2

Cenário brasileiro para as pessoas surdas

A inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais atualmente, no Brasil, é um desafio. Muitas inquietações surgem dentro deste campo de pesquisa. Várias são as dificuldades ou problemas que entravam o processo que tenta facilitar a inclusão dos deficientes auditivos do ponto de vista social. Neste ponto, destaca-se como variáveis a falta de comunicação oral, que prejudica sensivelmente o aprendizado, como também a aplicação de metodologias não contextualizadas com a realidade sócias- cultural do aluno. Não se pode desprezar a falta de preparo da maioria dos educadores que atuam nessa área.

Do ponto de vista social, as dificuldades se dão em função do despreparo dos educadores atuantes em todas as classes. Como mostra em uma cidade de São Paulo, uma aluna surda de 18 anos matriculada em um curso pré-vestibular do Anglo não poderia assistir às aulas. O cursinho não disponibilizará intérprete de Libras durante as aulas. Isso mostra que a inclusão não se da apenas em ensino regulares, e que também pode acontecer em qualquer classe social como mostra dessa aula.

O reconhecimento de uma sociedade, cuja base está assentada no multiculturalismo, exige que suas instâncias sejam capazes de identificar a diversidade do seu contexto e de dar respostas aos diferentes interesses, desejos e necessidades de seus sujeitos. No espaço educacional, verifica-se que essa diversidade, se constitui em texto escolar e o não reconhecimento dela, tem levado a reforçar a exclusão social de todos os que, por alguma razão, não conseguem se beneficiar do processo educacional.

Contudo isso, o que acontece com esses portadores de necessidade é esquecido pela sociedade que muitas vezes só pensam em lutar por uma boa educação, é se esqueci de quem é surdo, ou que é paraplégico. O que deve ser feito é melhorar as escolas tanto públicas quanto particulares com recurso para com essas pessoas, e até mesmo nas faculdades pois muitas vezes também não tem muito recurso de inclusão social. E que a sociedade possa a vir também a se interessar mais por esse tipo de deficiência, pois, a população esta carente de pessoas que se importam e que lutam pelos direitos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com