TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eduardo Alves

Dissertações: Eduardo Alves. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 2

SOU ESTUDANTE E QUERO MONOGRAFIAS!

Inicialmente faz-se um pequeno “mergulho” na realidade do setor rural, buscando compreendê-lo melhor.

O setor rural é para a contabilidade o início de tudo, vez quê, foi a partir da necessidade que o homem primitivo teve em contar, registrar e controlar seus pertences que se encontram as mais remotas formas de controle patrimonial. Marcar num pedaço de pau as quantidades possuídas parece algo obsoleto hoje, entretanto para aqueles nossos antepassados foi uma grande realização e sem dúvida, a possibilidade de acumulação de riquezas com controles e acompanhamentos.

A forma de controle usada pelos povos primitivos, mantidas as proporções, ainda pode ser encontrada nos rincões deste imenso país que, lamentavelmente, ainda mantêm boa parcela de sua população analfabeta. Ora, o que podem fazer essas pessoas para controlar seus animais e a sua produção? Talvez recorrer à memória, apenas, ou talhar a madeira para anotar tais informações!

Felizmente, essa realidade não é majoritária e pode-se encontrar proprietários rurais que mantêm suas propriedades baseadas em conhecimento, em tecnologia, inclusive organizando-as sob a forma de empresas.

As empresas rurais conforme Marion (2005, p. 24), são “aquelas empresas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos”.

Na definição de Crepaldi (1998, p. 23) a “Empresa Rural é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação de gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”.

As atividades desempenhadas pelas empresas rurais são divididas por Marion (2005, p. 24-25) em: agrícolas, zootécnicas e agroindustriais que comportam os seguintes cultivares:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com