TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De"Espantos" De Rubem Alves

Trabalho Universitário: Resenha De"Espantos" De Rubem Alves. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 2

Professor de Espantos

No vídeo de Rubem Alves com titulo Professor de Espantos, ele fala sobre despertar a curiosidade. Sabe-se que a curiosidade é a capacidade natural e inata da investigação, faz parte do instinto humano, pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui.

Todo orientador deve atentar para o fato de que essa curiosidade é o que move a mente das pessoas e por isso, principalmente as crianças enxergam um mundo cheio de segredos o que os leva a milhares de perguntas e indagações.

Por isso, o Professor deve ser criativo e aproveitar essa capacidade de investigação para despertar na criança o prazer de aprender através da descoberta, orientando-as em cada etapa, guiando-as no percurso mostrando os segredos que há em cada detalhe do aprendizado.

Na maioria das vezes o que as crianças precisam aprender são coisas que não despertam prazer, por isso desinteresse, pois na escola, os professores estão preocupados apenas em cumprir o currículo imposto pela escola. Rubem Alves fala sobre isso quando diz, “O vôo apenas pode ser encorajado...” , e na maioria das vezes o educador se vê engaiolado, preso a metodologias arcaicas, privados de se tornarem “criadores de seres pensantes”, e privando o aluno de alçar vôo rumo ao conhecimento.

As perguntas feitas pela criança devem levadas à sério, considerando que se perguntam é porque querem aprender. A criança já se mostra inteligente ao saber fazer as perguntas...

Não se deve esquecer que, o que realmente foi aprendido é aquilo que fica depois do esquecimento ter feito seu trabalho. Considerando que a boa memória esquece aquilo que não faz sentido.

Que se façam dentre nós muitos Professores de Espantos!!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com