TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Timor Leste

Ensaios: Timor Leste. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

TIMOR LESTE

BANDEIRA

A Bandeira de Timor-Leste foi adotada em 2002. É a mesma que a bandeira de 1975.

À meia-noite do dia 19 de Maio e durante os primeiros momentos do Dia da Independência, em 20 de Maio de 2002, a bandeira das Nações Unidas foi baixada e a bandeira de um independente Timor Leste foi erguida. Segundo a Constituição da República Democrática de Timor Leste, o triângulo amarelo representa "os traços do colonialismo na História de Timor-Leste". O triângulo preto representa "o obscurantismo que precisa ser superado"; a base vermelha da bandeira representa "a luta pela libertação nacional"; enquanto a estrela, ou "a luz que guia", é branca para representar a paz.

HISTÓRIA DO PAÍS

De acordo com alguns antropólogos, um pequeno grupo de caçadores e agricultores já habitava a ilha de Timor por volta de 12 mil anos a.c. Há documentos que comprovam a existência de um comércio esporádico entre Timor e a China a partir do século VII, ainda que esse comércio se baseasse principalmente na venda de escravos, cera de abelha e sândalo, madeira nobre utilizada na fabricação de móveis de luxo e na perfumaria, que cobria praticamente toda a ilha. Por volta do século XIV, os habitantes de Timor pagavam tributo ao reino de Java. O nome Timor provém do nome dado pelos Malaios à Ilha onde está situado o país, Timur, que significa Leste.

O primeiro contato europeu com a ilha foi feito pelos portugueses quando estes lá chegaram em 1512 em busca do sândalo. Durante quatro séculos, os portugueses apenas utilizaram o território timorense para fins comerciais, explorando os recursos naturais da ilha. Díli, a capital do Timor Português, apenas nos anos 1960 começou a dispor de luz elétrica, e na década seguinte, água, esgoto, escolas e hospitais. O resto do país, principalmente em zonas rurais, continuava atrasado. Até agosto de 1975, Portugal liderou o processo de auto- determinação de Timor - Leste, promovendo a formação de partidos políticos tendo em vista a independência do território.

LOCALIZAÇÃO E O MAPA

É um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor no Sudeste Asiático, além do exclave de Oecusse, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco ao largo da ponta leste da ilha. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecusse, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul.

MAPA

LÍNGUA OFICIAL

De acordo com a Constituição de Timor-Leste, o tétum e o português têm o estatuto de línguas oficiais. De acordo com parágrafo 3 do artigo 3 da Lei 1/2002, em caso de dúvida na interpretação das leis prevalece o português. Para além do tétum, existem mais quinze línguas nacionais em Timor Leste:

O ataurense, o baiqueno, a becais, o búnaque, a cauaimina, o fataluco, a galóli, o habo, a idalaca, a lovaia, o macalero, o macassai, o mambai, a quémaque e o tocodede. O inglês e o indonésio têm o estatuto de línguas de trabalho nas provisões transicionais da Constituição. Mercê de fluxos migratórios de população chinesa, o mandarim, o cantonês e, principalmente, o hakka são também falados por pequenas aldeias comuns.

CLIMA

Timor Leste possui um clima de características equatoriais, com duas estações anuais determinadas pelo regime de monções. A fraca amplitude térmica anual é comum a todo o território e só o regime pluviométrico tem alguma variabilidade regional. Podem considerar-se três zonas climáticas: a situada mais a norte é a menos chuvosa (menos de 1500 mm anuais) e a mais acidentada, com uma estação seca que dura cerca de cinco meses. A montanhosa zona central registra muita precipitação e um período seco de quatro meses. Por fim, a zona menos acidentada do Sul, com planícies de grande extensão expostas aos ventos australianos, é bastante mais chuvosa do que o Norte da ilha e tem um período seco de apenas três meses.

MEIO AMBIENTE

Apesar de ter vegetação Timor-Leste apenas apresenta uma floresta primária cerrada, com cobertura espessa e orlas fechadas que a tornam quase impenetrável, na parte leste do território. De resto, o mangal é característico do litoral e emerge das próprias águas salgadas ou salobras. Na costa Sul, pluviosa, a floresta é mais rica em gêneros e espécies. Nas terras de média altitude, as manchas de árvores apresentam-se mais espaçadas, mas são vastas as formações de arbustos e de árvores de pequeno porte. À medida que se sobe, as formações florestais apresentam-se isoladas e vão rareando.

A floresta secundária, produto da ação do homem, cobre quase todo o país com formações densas de arbustos, pequenas árvores e trepadeiras rodeando bosques da floresta primária, tufos de bambus, casuarinas, eucaliptos, e, finalmente, as savanas e pastagens, de grande importância na parte leste da ilha.

Fauna: A fauna de Timor é rica, tendo uma enorme riqueza nas suas águas, onde se podem ver a deslumbrantes corais, estrelas do mar e peixes coloridos, nas suas costas o crocodilo marinho, diversas aves como o pombo verde de Timor (Theron psittacea), o pombo imperial (Ducula cineracea), o pombo preto (Turacoena modesta), a catatua amarela (Cacatua sulphurea) o pardal de depois as espécies introduzidas como a cabra, e a vaca. Timor (padda fuscata) (Vulnerable) e o mergulhão (Gallicolumba hoedtii). Existem depois as espécies introduzidas como a cabra, e a vaca.

População

Censo 2012

População: 1.201.255

Distribuição de idade:

0-14 anos (33,8% - homens 202.431/mulheres 195.895)

15-64 anos (62,5% - homens 374.659/mulheres 361.983)

64 anos e mais: (3,6% - homens 20.160/mulheres 22.706)

ETNIAS

Os habitantes nativos da ilha são da etnia maubere, de origem Malaia.

PROBLEMAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com