TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEBE No Timor Leste

Trabalho Escolar: MEBE No Timor Leste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Texto: Primeira Missão de Especialistas Brasileiros em Educação em Timor-Leste: Desafios e Impasses.

Autores: Aliete Bormann e Marília Silveira

O texto relata a trajetória de um grupo de professores brasileiros, os quais se uniram por iniciativa do Ministério da Educação do Brasil, para fornecer assistência e comprometimento de melhoria em relação à reformulação do sistema educacional do Timor-Leste, o qual se encontrava desestruturado após o período de sua independência. Buscando assim, como objetivo de maior grau de importância, introduzir a língua portuguesa como exigência nas escolas de todos os níveis de ensino desse país.

Então o grupo brasileiro, conhecido como a primeira Missão de Especialistas Brasileiros em Educação em Timor-Leste (MEBE), realizou algumas medidas visando à expansão da língua portuguesa, como por exemplo, a observação das leis de educação de alguns países para servir de referência. No qual podemos destacar que sua aprovação dependia inteiramente da opinião dos timorenses que sempre se faziam presentes nas discussões que envolviam esse assunto.

Depois, o grupo se tornou responsável pela criação de um plano de Desenvolvimento para o currículo Nacional Timorense, no qual foi constatado que necessitava-se de um período maior de observação das aulas ministradas até então nessas escolas. Fazendo assim com que dessem ênfase maior para a escola primária, a qual necessitava de uma elaboração desses planos de aula com maior urgência. E por último tiveram como missão, ampliar os conhecimentos dos docentes timorenses em relação à língua portuguesa.

Pode-se observar que essa participação da MEBE e quaisquer outras influências de agentes exteriores ao país causavam certo desconforto aos timorenses, onde isso era visto como uma mudança bastante significativa. E toda mudança torna-se complicada para os nativos que muitas vezes tem receio de sair dessa posição de status-quo. Visto que com o estabelecimento do português e do tetum como línguas oficiais, e essa imposição do ensino da língua portuguesa aos professores, acabou acarretando sérias dificuldades a esses docentes, já que como não tinham uma formação educacional adequada, enfrentavam o problema de ter que aprender uma nova língua, vista por eles como algo estrangeiro que não condizia com o idioma que queriam utilizar.

Porém, em meio à necessidade do Timor-Leste em manter a sua estrutura de ensino de uma forma regularizada e a ajuda desse grupo de brasileiros que auxiliaram nessa tomada de decisões, deixou-se então em evidência, que precisa-se da continuidade dessas parcerias, e a partir da MEBE, por ter sido a primeira, serviu de base e experiência para que possa estruturar novos projetos que busquem resultados maiores e mais satisfatórios que os conquistados, realizando agora, planejamentos mais detalhados e com um estudo mais abrangente, para que cumpram seu objetivo e que esse seja de benefício para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com