TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Alimentação

Casos: Tipos De Alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

Alimentação

Kombu

Muitas algas apresentam um conteúdo rico em proteínas,vitaminas e sais minerais, polissacarídeos e são amplamente utilizadas na alimentação, principalmente por povos orientais, há cerca de 10.000 anos.

Algas da espécie Laminaria japonica (Phaeophyta), popularmente conhecidas como Kombu, são utilizadas no preparo de carnes, peixes e sopas. O wakame, também pertencente ao grupo das feofíceas, é utilizado comoingrediente de molhos e sopas.

As rodofíceas também são utilizadas na alimentação. A Porphyra spp., conhecida como nori, é utilizada no preparo de sushi.

Muitas algas marinhas têm sido utilizadas para a produção de ração para animais.

Ficocolóides

Os ficocolóides são polissacarídeos coloidais extraídos de algas. Em soluções aquosas essas substâncias se comportam como gel.

Os alginatos são utilizados como emulsificantes, estabilizantes e gelificante. São utilizados em tintas para tecidos e produção de espuma de cerveja.

Os carragenanos são substâncias encontradas na parede celular de algumas algas vermelhas. São utilizados naindústria farmacêutica, alimentícia e cosmética.

O ágar é encontrado em algas vermelhas e é um poderoso gel. É utilizado na produção de meios de cultura. Através dele também se produz a agarose.

Fertilizantes

As algas têm sido utilizadas como fertilizantes graças às suas concentrações de nitrogênio e potássio. Servem também para a correção do pH do solo.

Medicina

Algumas algas possuem beta-caroteno, que é utilizado como complemento alimentar.

Várias algas sãs utilizadas como medicamento, por exemplo, a Laminaria, que cura o bócio.

Muitas algas são economicamente importantes. Os dinoflagelados, por exemplo, podem proporcionar prejuízos incalculáveis, caso formem a famosa maré vermelha, mais adequadamente chamada de floração de algas nocivas. Outras são eficazes no tratamento do esgoto; e certas espécies movimentam a economia por serem matéria-prima para o preparo de alimentos, como o sushi, ou de produtos voltados para pesquisa, como o ágar, retirado das rodofíceas (saiba mais sobre este assunto no texto “A importância das algas”).

A proliferação de microalgas dinoflageladas com pigmentação avermelhada.

O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

Contudo, a ocorrência desse evento não condiz com sua denominação, visto que a coloração da água na superfície do mar pode variar, e para dissociar tal acontecimento natural à pigmentação, comumente avermelhada, mas também com tonalidade marrom, esse pode ser denominado, com mais coerência, por apenas “floração de algas nocivas”.

As causas relacionadas a esse acontecimento são as seguintes: alteração na salinidade, oscilação térmica da água e excesso de sais minerais decorrentes do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas.

A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.

Outro aspecto evidente é o bloqueio efetuado pela camada de algas, impedindo a incidência e passagem de luminosidade, atenuando o processo fotossintético com diminuição dos níveis de oxigenação da água.

No ser humano pode causar danos à saúde (diarreia, problemas respiratórios e circulatórios), caso seja contaminado pelas toxinas ingeridas através do hábito nutricional, com acúmulo de substâncias nocivas em tecidos de animais marinhos (ostras, camarões e peixes) que servem de alimentos ao homem. Além de prejuízos econômicos, relativos à produtividade pesqueira.

Por Krukemberghe Fonseca

Graduado em Biologia

Equipe Brasil Escola

Maré vermelha atinge a costa do extremo sul do Brasil.(Março/2004)

Maré vermelha atinge a costa do extremo sul do Brasil

Trichodesmium é uma cianobactéria filamentosa fixadora de nitrogênio atmosférico.

Entre outros pigmentos (clorofila – a, ficocianinas), as células possuem grande quantidade do pigmento vermelho ficoeritrina. Sua capacidade de assimilação do nitrogênio e de incorporação do carbono faz com que ela possua grande importância na ciclagem biogeoquímica na interface ar/oceano da cadeia trófica marinha. Seu crescimento é geralmente limitado pelas concentrações de ferro, importante na fixação do nitrogênio, e pelo fósforo inorgânico associado ao fósforo orgânico dissolvido. Assim, florações de Trichodesmium podem também estar associadas a eutrofização costeira e são uma forma reconhecida de marés vermelhas.

A ocorrência de uma floração de Trichodesmium na região costeira do extremo Sul do Brasil durante os dias 29/02 e 04/03 da temporada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com