TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Conexão Da Internet

Casos: Tipos De Conexão Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.801 Palavras (8 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

No que concerne à conectividade com a Internet, existem várias tecnologias disponíveis no mercado.

Os meios mais comuns de acesso direto à Internet são internet discada, a banda larga como a ADSL que é a mais conhecida em nível de banda larga, Wi-fi, Cabo, Radio, sendo que também existe a rede sem fios, ou Weireless, também a conexão via satélite.

Enfim, são muitas as maneiras de se conectar a grande rede de computadores, todas com suas qualidades e defeitos, e com habilidades capazes de fazer com que fiquemos conectados ao que acontece no mundo todo em questão de segundos.

2 OS TIPOS MAIS COMUNS DE TECNOLOGIAS DE CONEXÃO

Internet Discada: Conexão por linha discada ou dial-up, é um tipo de acesso à Internet no qual uma pessoa usa um modem e uma linha telefônica convencional para se ligar a um nó de uma rede de computadores. Modem Interno ou Externo, mas, é uma tecnologia que está caindo em desuso, pois, é uma conexão lenta, onde a velocidade máxima suportada é 56 kbps. A tarifação é por pulso e ocupa a linha telefônica.

Aparelho fabricado em 1994, para conexão discada.

Banda Larga: Nome usado para definir qualquer conexão à internet acima da velocidade padrão dos modens analógicos. Possui diversas variações. É uma conexão de alta velocidade: 1 Mbps a 50 Gbps, não ocupa a linha telefônica (ADSL), trabalha com três nós de transmissão: Download, Upload e Voz (o usuário pode receber dados, enviar dados e conversar, tudo ao mesmo tempo), e o valor de tarifação é fixo (não é pago por pulso).

Fibra ótica: Segundo a Wikipédia é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz, e é o carro chefe da expansão em escala da conectividade global.

Capilares de Fibra Ótica

Cabo: A conexão via cabo utiliza a mesma infraestrutura (cabo) do serviço de TV por assinatura por onde trafegam, ao mesmo tempo, tanto o serviço de televisão quanto os dados de internet. Por isso, a oferta deste tipo de acesso está restrita às regiões onde também existe o serviço de TV paga via cabo.

Tal acesso exige um cable modem e um PC com placa ethernet. Um aparelho chamado splitter separa o sinal de TV dos dados da web, e o cable modem permite o acesso de seu PC à rede mundial. Uma das vantagens desse tipo de serviço é que a conexão com a web está permanentemente ativa; basta ligar o computador e sair navegando.

Diferentemente da conexão dial-up, na qual há um limite máximo de velocidade, a conexão por cabo oferece uma gama de velocidades que pode variar de 128 kbps até 24 Mbps tanto para download como para upload, dependendo do pacote contratado. Além disso, a velocidade não varia: o usuário sempre terá a mesma velocidade de acesso, a qualquer tempo.

Algumas das fornecedoras desse serviço são a NET, com o Vírtua; e a TVA, com o @Jato. Cobra-se um valor fixo e, em geral, é praxe limitar o direito a uma quantidade máxima de transferência mensal de dados, taxando-se o usuário pelo excedente. No entanto há também planos que disponibilizam tráfego ilimitado de informações.

Satélite: Precisa de uma antena que consiga captar o sinal do satélite e transmitir para os computadores que tenham receptores, que podem ser internos – dentro do PC – ou externos. Trata-se do modem de satélite.

imagem de um satélite que transmite a internet ao mundo inteiro

ADSL: "Linha Digital Assimétrica para Assinante”, chamado de par metálico, é um tipo de acesso fornecido por meio da rede de telefonia convencional, porém, diferente do acesso discado, e mesmo que o usuário esteja conectado e navegando pela web, a linha telefônica estará desocupada e pode ser usada livremente para chamadas de voz.

É o tipo de conexão à internet banda larga, mais usado no Brasil e um dos mais conhecidos no mundo, seu funcionamento é considerado simples, tem a característica principal de que os dados podem trafegar mais rápido em um sentido do que em outro, tecnologia possui maior velocidade para download e menor velocidade para upload.

O usuário é conectado ponto a ponto com a central telefônica, sem precisar compartilhar sua linha com outros usuários, contrariamente ao modem a cabo. O modem ou roteador ADSL pode ser ligado ao computador por uma placa ethernet, através de uma porta USB ou ainda em modo wireless (sem fio).

Um modem instalado dentro da residência e ligado ao fio telefônico que segue para o próximo ponto da rede, o DG (Distribuidor Geral) onde os fios metálicos de cada cliente/modem/residência sao jumpeados e tunelados para a central de telefonia e, dali, entram em alguma fibra ótica para alcançar a internet.

DSL Modem e Computador

Wireless: Significa sem fio, assim, qualquer tipo de conexão que dispense a utilização de cabos para transmissão de informação pode ser chamada de wireless.

Como exemplo desse tipo de conexão wireless, podemos citar: Infravermelho, Bluetooth, o 3G, e o próprio Wi-Fi.

Wi-Fi é um protocolo da internet. Lembrando que o protocolo corresponde ao conjunto de regras e normas que devem ser obedecidas a fim de permitir a troca de informações entre dispositivos ligados em rede.

O protocolo da rede Wi-Fi permite que os dispositivos ligados em rede se comuniquem sem o uso de fios.

Então, toda rede Wi-Fi é Wireless. Por outro lado, nem todo Wireless é Wi-fi.

Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. É utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN) baseados no padrão IEEE 802.11. Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11. O nome, para muitos, sugere que se deriva de uma abreviação de wireless fidelity, ou "fidelidade sem fio", mas não passa de uma brincadeira com o termo Hi-Fi, designado para qualificar aparelhos de som com áudio mais confiável, que é usado desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com