TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Currículos

Trabalho Universitário: Tipos De Currículos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

TIPOS DE CURRÍCULO

CURRÍCULO FORMAL, OFICIAL, PRESCRITO, EXPLÍCITO: É tudo aquilo que é imposto pelo sistema de ensino, como as LDB, PCN, Proposta pedagógicas.

CURRÍCULO REAL, EM AÇÃO: O que será realizado em sala, ou seja, é o planejamento de aula que o professor faz e vai praticar em sala de aula. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e ação.

CURRÍCULO OCULTO, NULO: São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar. que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.

Os tipos de currículos escolares

O currículo é constituido por elemento nuclear do processo pedagógico,pois é ele que viabiliza o processo de ensino e aprendizagem onde são trabalhados o que devo ensinar,para que ensinar,como ensinar.O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior a escola é a educação entre os conhecimentos herdados e a aprendizagem dos alunos.

Currículo real: é aquele que acontece dentro da sala de aula na relação entre professor e aluno em situações diárias é idealizado pela prática do professor,ou a reação do aluno ante ao que está sendo apreendido e retido pelos mesmos através de um projeto pedagógico e um plano de ensino.Para que isto possa se realizar é preciso a efetivação do que foi planejado.

Currículo oculto: é a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e a espontaneidade a várias práticas,comportamentos,atitudes,gestos,percepção que vigoram no ambiente social e escolar.Este currículo é representado pelas influências que afetam a aprendizagem do aluno e o trabalho do professor provenientes das experiências culturais.

Currículo prescrito: é aquele que existe em toda instituição de ensino,sendo o mesmo elaborado por orgãos políticos administrativos ou nos gabinetes das secretarias federais,estaduais e municipais,funcionando como referência básica a toda organização,prescrição ou orientação do currículo escolar garantido uma educação de qualidade a todos os cidadãos.

Em cada escola do nosso país, seja ela pública ou particular existe uma equipe pedagógica, esta equipe vai trabalhar em conjunto para elaborar seu currículo escolar onde vão discutir sobre os conteúdos que vão ser aplicados dentro da sala de aula durante o ano letivo; no currículo deve contar:

○ Qual é o tipo de conteúdo que será aplicado aos alunos.

○ Quais são os objetivos que querem ser alcançados através do ensino.

○ A maneira que seus alunos vão ser avaliados.

Assim currículo associa-se em um conjunto de esforços pedagógicos, que podem-se afirmar que é por intermédio do currículo que as "coisas' acontecem na escola. Dai a necessidade de constantes discussões e reflexões na escola sobre o currículo, tanto o currículo formalmente planejado e desenvolvido quanto o currículo oculto. (Moreira, Antonio Flavio Barbosa e Candau, Vera Maria. 2008 pg:19, Indagações sobre Currículo.)

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com