TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Currículos

Trabalho Escolar: Tipos De Currículos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

O resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas.

Resumo informativo tem por finalidade, como o próprio nome já indica deixar o leitor informado acerca dos principais pontos destacados no texto, proporcionando a ele a possibilidade de ter uma ideia geral do que se trata. Cabe afirmar então que a consulta ao texto original não é tão necessária assim.

Essa modalidade de resumo é indicada para artigos científicos e artigos acadêmicos de forma geral.

Resumo Informativo - Exemplo:

Examina 1.500 redações de candidatos a vestibulares (1978), obtidas da FUVEST. Objetiva caracterizar a linguagem escrita dos vestibulandos e a existência de uma crise na linguagem escrita, particularmente desses indivíduos. Escolheu redações de vestibulandos pela oportunidade de obtenção de um corpus homogêneo. Sua hipótese inicial é a da existência de uma possível crise na linguagem e, através do estudo, estabelecer relações entre os textos e o nível de estruturação mental de seus produtores. Entre os problemas, ressalta-se a carência de nexos, de continuidade e quantidade de informações, ausência de originalidade. Também foram objetos de análise condições externos como família, escola, cultura, fatores sociais e econômicos. Um dos critérios utilizados para a análise é a utilização do conceito de coesão. A autora preocupa-se com a progressão discursiva, as contradições lógicas evidentes, os clichês, as frases feitas. Chegou à conclusão de que 34,8% dos vestibulandos demonstram incapacidade de domínio dos termos relacionados; 16,9% apresentam problemas de contradições lógicas evidentes. A redundância ocorreu em 15,2% dos textos. O uso excessivo de clichês e frases feitas aparece em 69,0% dos textos. Somente em 40 textos verificou-se a presença de linguagem criativa. Às vezes o discurso estrutura-se com frases bombásticas, pretensamente de efeito. Recomenda a autora que uma das formas de combater a crise estaria em se ensinar a refazer o discurso falho e a buscar a originalidade valorizando o devaneio.

O resumo indicativo, literalmente afirmando, indica somente os pontos relevantes, principais do texto-base, descartando a possibilidade de apresentar dados de natureza qualitativa e quantitativa. Por essa razão, faz-se necessária a consulta ao texto original.

Resumo Indicativo - Exemplo:

Estudo realizado sobre redações de vestibulandos da FUVEST. Examina os textos com base nas novas tendências dos estudos da linguagem, que buscam erigir uma gramática do texto, uma teoria do texto. São objeto de seu estudo a coesão, o clichê, a frase feita, o “não-texto” e o discurso indefinido. Parte de conjecturas e indagações apresenta os critérios para a análise, informações sobre o candidato, o texto e farta exemplificação.

O resumo crítico que, sem sombra de dúvidas, trata-se de uma análise com base no ponto de vista do emissor acerca das ideias contidas no texto original. Em virtude desse aspecto, juízos de valor são amplamente permitidos – o que lhe concede o nome, também, de resenha crítica.

Exemplo: Resumo crítico do filme: Eu Robô de Will Smith

O filme Eu Robô narra a história que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com