TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Fundação

Pesquisas Acadêmicas: Tipos De Fundação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação é o elemento estrutural que tem por função transmitir a carga da estrutura ao solo sem provocar ruptura do terreno de fundação ou do próprio elemento de ligação e cujos recalques possam ser satisfatoriamente absorvidos pelo conjunto estrutural.

Existem vários tipos de fundações e a escolha do tipo mais adequado é em função das cargas da edificação e da profundidade da camada resistente do solo. Com base na combinação destas duas análises optar-se-á pelo tipo que tiver o menor custo e o menor prazo de execução.

As fundações estão diretamente ligadas com as patologias, é uma área que necessita de uma perfeição para fazer todas as partes dos processos, desde o estudo dos solos até a execução da mesma, qualquer falha pode acarretar em problemas futuros na edificação que poderá ter um custo elevado para ser sanado.

Anamnese

O floresta clube foi inaugurado em 1978. Hoje em dia o local funciona como uma instituição federal. Dá data de ocupação até hoje, foram construídos novos blocos, onde se encontra a patologia escolhida. Essa edificação foi construída logo depois que o antigo floresta clube, veio a se tornar o instituto federal do paraná. Tendo assim cinco anos de uso. As manutenções são feitas preventivamente.

As fundações utilizadas foram bloco com coroamento.

Tipos de fundações

As fundações se classificam em diretas e indiretas.

Pode-se entender por fundação direta aquela que a carga é transmitida ao solo, sem que ocorra algum tipo de deformação exagerada. A transmissão de carga é feita pela base do elemento estrutural, sendo considerada apenas a base apoiada ao solo. Fundações diretas podem se dividir em rasas e profundas.

A fundação rasa se caracteriza pelo fato da distribuição de carga do pilar para o solo ser feita pela base do elemento de fundação, sendo que, a carga pontual é transformada em carga distribuída num valor que o solo seja capaz de suportar. Necessita de uma abertura do cava de fundação para a construção do elemento de fundação no fundo do cava.

A fundação profunda, a qual possui grande comprimento em relação a sua base, apresenta pouca capacidade de suporte pela base, porém grande capacidade de carga devido ao atrito lateral do corpo do elemento de fundação com o solo.

• Sapatas isoladas: elementos de concreto armado dimensionados de forma que as tensões de tração geradas não sejam resistidas pelo concreto e sim pelo aço.

• Sapatas associadas: sapata comum a vários pilares cujos centros gravitacionais não estejam situados no mesmo alinhamento.

• Sapatas corridas: sapata sujeita a ação de uma carga distribuída linearmente.

• Radiês: fundação superficial que abrange todos os pilares de uma determinada obra ao mesmo tempo.

• Vigas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com