TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Intraempreendedorismo

Artigo: Tipos De Intraempreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 4

TIPOS DE INTRAEMPREENDEDORISMO

• Intraempreendedorismo por gênero: Em 2011 os homens representam 64,70% dos empregados empreendedores, enquanto as mulheres 35,30%, fazendo com que exista um contraste entre os índices de empreendedores iniciais no Brasil, com 52,8% de homens e 47,2% das mulheres entre 2002 e 2011. Fator esse que se justifica pelo fato de que as mulheres empreendem por necessidade de complementar sua renda, já os homens empreendem pelo sustento da família.

• Intraempreendedorismo por faixa etária: É possível evidenciar maior faixa etária empreendedora nos adultos jovens entre 25 a 34 anos, com a faixa etária dos 34 a 44 anos se concentram em 82,30%.

• Intraempreendedorismo por faixa de renda: O EEA brasileiro, concentra-se na entre os brasileiros que ganham menos de 3 salários mínimos e que se concentra na faixa de 41,18% da atividade empreendedora no pais.

• Intraempreendedorismo por faixa de tempo de estudo: 53% dos intraempreendedores do Brasil possuem mais de 11 anos de estudo e 47% possuem de 5 a 11 anos de estudo. É possível verificar que as pessoas com mais anos de estudo possuem um potencial de inovação maior e o desenvolvimento de atividades que geram valor agregado à empresa.

5.0 VANTAGENS e DESVANTAGENS

VANTAGENS DESVANTAGENS

Autonomia: destacada com maior ênfase, a autonomia e independência para tomar decisões são as maiores recompensas para o empreendedor. Sobrecarga de responsabilidades: o empreendedor tem toda a carga de trabalho e responsabilidade do negócio para si.

Desafio: o desafio é uma fonte de entusiasmo e oportunidade para desenvolver algo novo, que traga realização para o empreendedor, principalmente porque o sucesso ou fracasso de seu negócio será fruto do seu esforço.

Sacrifício pessoal: o empreendedor tem pouco tempo para a família, diversão ou reflexão pessoal, pois o novo negócio consome longas horas por dia e sem intervalos de final de semana. A dedicação é integral, o que ocasiona o sacrifício das relações pessoais.

Controle financeiro: o empreendedor tem conhecimento e controle da situação financeira do negócio, dessa forma é possível administrar os seus rendimentos. Pequena margem de erro: o risco assumido pelo empreendedor é muito alto, tendo em vista que decisões erradas podem ter resultados prejudicais ao negócio e mesmo levá-lo à falência, dessa forma, o empreendedor trabalha sob constante pressão para seguir a menor margem de erro possível.

Em relação a vantagens ou desvantagens de ser empreendedor, Maximiano (2006) destaca algumas delas, as quais o mesmo considera relevantes.

O quadro apresenta características que pessoas com o espírito empreendedor apresentam e com isto pode-se traçar a melhor escolha, criar sua própria empresa ou ser um intraempreendedor dentro da empresa que já se encontra.

6.0 EXEMPLO

6.1 PROJETO SUSTENTAVEL SABÃO MARCA PROPRIA (lançado em 06/01/2009).

Baseado no livro A Estratégia do Oceano Azul - escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne (que ensina como investir em mercados inexplorados), onde os escritores sugerem matrizes que podem ser aplicadas em modelos de negócio e analisa cases de grande sucesso em todo mundo, como o do Circo Du Soleil, que recriou o conceito de circo e Starbucks, com sua incomparável capacidade de fidelizar clientes.

A Companhia estava para expandir para além da região Sul, e tínhamos que planejar uma estrutura que suportasse e fizesse diferencial nessa expansão. Vários grupos voluntários foram criados e o exemplo que citaremos aqui trata-se da Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O projeto tinha como objetivo: “Oferecer aos nossos clientes produtos sustentáveis fabricados a partir do óleo saturado coletado nas lojas Companhia, estimulando a prática do consumo consciente” Em termos de benefícios os pontos elencados foram:

• Preservar os recursos hídricos;

• Preservar os ecossistemas;

• Reduzir a quantidade de gordura no sistema de coleta e tratamento de esgoto, melhorando sua eficiência; Através desta prática, a Companhia estaria liderando pelo exemplo.

Para e execução do projeto, as etapas estabelecidas foram:

• Viabilização legal das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com