TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Juntas

Artigos Científicos: Tipos De Juntas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  2.820 Palavras (12 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

MEIOS DE LIGAÇÕES DE TUBOS 4

LIGAÇÕES ROSQUEADAS 4

LIGAÇÕES SOLDADAS 5

LIGAÇÕES FLANGEADAS 8

TIPOS DE FLANGES PARA TUBOS 9

- Flange integral 9

- Flange de pescoço 9

- Flange sobreposto 9

- Flange rosqueado 10

- Flange de encaixe 10

- Flange solto 10

- Flange cego 10

- Flange tipo anel 10

FACEAMENTO DOS FLANGES 11

FABRICAÇÃO, MATERIAIS E NORMALIZAÇÃO DE FLANGES DE AÇO – CLASSES DE PRESSÃO NOMINAL 12

FLANGES DE PESCOÇO: 12

FLANGES SEM PESCOÇO 13

BIBLIOGRAFIA 14

MEIOS DE LIGAÇÕES DE TUBOS

Existem diversos meios para conectar tubos entre si ou a válvulas, acessórios de tubulação e aos equipamentos como tanques, bombas e outros.

As principais ligações de tubos são: Ligações rosqueadas, soldadas, flangeadas e de ponta e bolsa. Existem também ligações de compressão e patenteadas.

A escolha do meio de ligação a usar depende de muitos fatores como: material e diâmetro da tubulação, finalidade e localização da ligação, custo, grau de segurança exigido, pressão e temperatura de trabalho, fluido contido, necessidade ou não de desmontagem, existência ou não de revestimento interno nos tubos, etc.

Em todas as tubulações existem sempre três classes de ligações: ligações correntes de emenda entre dois tubos, ligações entre um tubo e uma conexão de tubulação (curva, joelho, tê, redução, etc.), nessas duas o que se deseja principalmente além da segurança contra vazamento é o baixo custo e facilidade de execução e ligações extremas da tubulação onde a tubulação se liga a um equipamento ou a uma máquina -tanque, vaso, filtro- ou ligações da tubulação com peças desmontáveis -válvulas, purgadores de vapor- da própria tubulação, em que é viável que sejam facilmente desmontáveis para facilitar os trabalhos de manutenção ou remoção quando necessário. Nos casos em que os fluidos são mais viscosos ou muito sujos que deixam sedimentos ou incrustações é necessário uma limpeza interna periódica e não é de costume ser feita a desmontagem da tubulação por isso é raro o uso de ligações desmontáveis entre as duas primeiras classes, devido ao preço ser maior e a segurança menor.

LIGAÇÕES ROSQUEADAS

As ligações rosqueadas são um dos mais antigos meios de ligação usados para tubos. Em tubos de pequeno diâmetro essas ligações são de baixo custo e de fácil execução. O diâmetro nominal máximo de uso corrente é de 2'', embora haja fabricação de tubos com extremidade rosqueadas e de peças de ligação de até 4" ou maiores ainda.

Para as ligações das varas de tubos entre si empregam-se dois tipos de peças, as luvas e as uniões, todas com rosca interna para acoplar com a rosca externa da extremidade dos tubos, as roscas das são cônicas tanto nos tubos como nas uniões e luvas, de maneira que, com o aperto, há interferência entre os fios das roscas, garantindo a vedação, como na figura abaixo.

As uniões são empregadas quando se deseja que a ligação seja facilmente desmontável, ou em arranjos fechados, onde sem a existência de uniões o rosqueamento seria impossível. A vedação entre duas uniões é conseguida por meio de uma gaxeta que é comprimida com o aperto da porca, ou por meio de sedes metálicas integrais, cuidadosamente usinadas, em ambas as meias uniões. Emprega-se esse último sistema em uniões de boa qualidade para altas temperaturas.

O rosqueamento sempre enfraquece a parede dos tubos; por essa razão quando há ligações rosqueadas usam-se tubos de parede espessa.

As ligações rosqueadas são as únicas usadas para tubos galvanizados, tanto de aço como de ferro forjado, porque a soldagem em material galvanizado sempre apresentará defeitos, sendo até proibida por algumas normas de projetos. Empregam-se também ligações rosqueadas em tubos de aço-carbono, aços-liga, ferro fundido, e materiais plásticos.

LIGAÇÕES SOLDADAS

A maior parte das ligações em tubulações industriais é soldada, com solda por fusão, com adição de eletrodo, de dois tipos principais: solda de topo e de encaixe.

Essas ligações têm vantagens por serem de boa resistência mecânica, sendo quase sempre equivalente à do tubo inteiro, ter estanqueidade perfeita e permanente, ser fácil a aplicação de isolamento térmico e pintura, ter boa aparência e nenhuma necessidade de manutenção.

As principais desvantagens são a dificuldade na desmontagem da tubulação, a necessidade de mão de obra especializada para sua execução e o fato de a soldagem ser um “trabalho a quente”, o que pode exigir cuidados especiais de segurança em ambientes com combustíveis, inflamáveis ou explosivos, porém essas desvantagens são pouco importantes na maioria dos casos.

As ligações soldadas são aplicadas sem restrição quanto à serviço, pressão ou temperatura, em tubos de material metálico para o qual seja possível qualificar devidamente um procedimento de soldagem aceitável, contudo como qualquer outra solda, ligações soldadas não são possíveis em ferros fundidos e em materiais galvanizados.

A solda tipo topo é a mais usada para as ligações entre tubos de 2”, ou maiores, em tubulações de qualquer tipo de aço. Pode ser empregada em toda faixa usual de pressão e temperatura, inclusive para serviços severos, sendo por isso a ligação mais utilizada em indústrias de processo. Poderá ser empregada também em diâmetros menores quando for exigida total segurança contra vazamento, por exemplo em serviço com hidrogênio.

Os tubos e demais acessórios para uso com solda de topo devem ter as extremidades com chanfros para solda, de acordo com a norma seguida, como por exemplo na figura abaixo que segue a norma ANSI.B.16.25 que diz que os tubos com espessura de parede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com