TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Liderança

Dissertações: Tipos De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

Esta produção textual individual, obrigatoriamente do regime de dependência do curso de Bacharelado Administração de Empresas, visa aprofundar os conhecimentos adquiridos com a referente matéria de Estatística.

Este foi desenvolvido usando os conhecimentos específicos das matérias, fazendo uma breve conceituação de inflação, taxas de juros, taxas de cambio.

Sobre a contabilidade e seus tipos de custo e aplicabilidade dos indicadores financeiros, passando por decisões financeiras sobre o regime de juros simples e compostos, e o sistema de parcelas uniformes das não uniformes. Para poder finalizar com os tipos de lideres e o conceito de liderança.

.

2 DESENVOLVIMENTO

A inflação é o aumento do valor dos preços de serviços e produtos. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo:

“O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo, ganhou força de setembro para outubro, passando de 0,35% para 0,57%, a taxa mais alta desde fevereiro deste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7).

Apesar do resultado maior no mês, o IPCA acumulado em 12 meses ficou em 5,84% –abaixo dos 5,86% de setembro e seguindo dentro da meta de inflação do governo federal, que permite que o IPCA oscile entre 2,5% e 6,5%. Em outubro do ano passado, o indicador havia ficado em 0,59%.”

-G1 07/11/2013

Esta divide-se em: inflação de demanda e inflação de custos. Sendo seus principais índices os descritos a baixo:

-IGP (Índice Geral de Preços)

-IPA (Índice de Preços no Atacado)

-INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)

-IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)

-INCC (Índice Nacional do Custo da Construção)

-CUB (Custo Unitário Básico).

Entende-se por inflação de demanda quando há excesso de demanda em relação à produção disponível. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

Já a inflação de custos esta associada à inflação de oferta. A demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre diminuição da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento.

A taxa de juros é o custo pela utilização do dinheiro, é, portanto, o preço pago por alguém pela utilização de dinheiro que lhe foi cedido por outra pessoa/instituição. Podendo ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. Assim sendo podemos ter a taxa de juros ativa que representa o custo pelo dinheiro que se pede emprestado. E ainda a taxa de juros passiva sendo o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo:

"O BC derrubou dramaticamente a selic para 7,25% ao ano [mínima histórica, que vigorava até abril deste ano]. Essa derrubada total da Selic, a gente não tinha condição de fazer. A política fiscal [gastos públicos] também não ajudou. A política monetária [definição dos juros] e a política fiscal [com aumento de gastos] foram muito frouxas. O resultado foi inflação. Chegou a um ponto que o BC teve de agir para evitar que a inflação estourasse o teto da meta [de 6,5%]", avaliou Alessandra Ribeito.

-G1, 13/10/2013

No Brasil temos a taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), taxa básica de juros, está é definida pelo COPOM (Comitê de Politíca Monetária) do BC ( Banco Central), sendo está a taxa de juros vigente no mercado, sendo aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia.

Temos também a taxa preferencial de juros, é a taxa que que é a taxa de juros bancária cobrada dos clientes preferenciais (aqueles que têm as melhores avaliações de crédito). É determinada pelas condições de mercado.

Os juros podem ser calculado pelas fórmulas de: juros simples e juros composto, estas são as mais formas mais usual de se realizar o calculo de juros.

Existem vários fatores que influenciam a taxa de juro, como por exemplo a taxa de inflação onde quanto maior for a inflação, maior será a taxa de juro nominal, de forma a proporcionar uma taxa de juro real positiva ou não muito negativa. A procura de moeda sendo a taxa de juro o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for a procura da moeda, maior será a taxa de juro.

Referente a taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. ). Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo:

“O Brasil terá de conviver com uma taxa de câmbio mais fraca se a recente desvalorização do real em relação ao dólar estiver em linha com outras moedas, afirmou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, nesta terça-feira (4).”

-G1, 04/06/2013

Não existem taxas de cambio pré-fixadas, as taxas de câmbio variam de acordo com a cotação diária, a negociação é entre o comprador ou vendedor da moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio. O BC coleta e divulga diariamente a cotação do dólar e de outras moedas estrangeiras.

Dentro do mercado cambial existe algumas denominações para o câmbio, tais como: “câmbio/dólar comercia” e “câmbio/dólar turismo” (ressalto que existe um único mercado cambial legal no país) estas expressões são utilizadas para pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com o tipo de operação.

Sendo assim esclareço que “câmbio/dólar turismo” é utilizada para classificar as operações referentes a compra e venda de moeda para viagens internacionais, geralmente em espécie.

E que “câmbio/dólar comercia” é usada para as demais operações realizadas no mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com