TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Mecanismos

Artigo: Tipos De Mecanismos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  947 Visualizações

1.0 Introdução: Denomina-se mecanismo a um conjunto de elementos rígidos, móveis uns relativamente a outros, unidos entre si mediante diferentes tipos de junções chamadas pares cinemáticos (pernas, uniões de contato, passadores, etc.), cujo propósito é a transmissão e/ou transformação de movimentos e forças. São, portanto, as abstrações teóricas do funcionamento das máquinas, e de seu estudo se ocupa a Teoria de Mecanismos.

Baseando-se em princípios da álgebra linear e física, se criam esqueletos vetoriais, com os quais se formam sistemas de equações. A diferença de um problema de cinemática ou dinâmica básico, um mecanismo não é considerado como uma massa pontual e, devido a que os elementos que conformam a um mecanismo apresentam combinações de movimentos relativos de rotação e translação, é necessário levar em conta conceitos como centro de gravidade, momento de inércia, velocidade angular, etc.

Na maioria das vezes um mecanismo pode ser analisado utilizando um enfoque bidimensional, o que reduz o mecanismo a um plano.

2.0 Tipos de Mecanismos:

2.1 Catraca.

Definição: rolamento dentado ou liso para acionar um dispositivo que torna possível o funcionamento de equipamentos rolantes. (esteiras). A Catraca permite convertermos um movimento linear em movimento rotativo.

Aplicação: aplicadas em movimentos angulares cíclicos, de baixa rotação (até 300 rpm).

Mercados: siderurgia, metalurgia, agroindústria, Naval, Têxtil, Gráfica, Alimentícia, Plástica, Medicina, Cerâmica, Mineração, Pneumática, Mecânica, Etc.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com