TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Processo De Manufatura E Serviços Com O Desenvolvimento Dos Sistemas De Gestão Empresarial E A Facilidade De Alcançar Informação, As Empresas Estão Buscando Aperfeiçoamento Para Reduzir Ao máximo O Tempo Ocioso, Aumentar A Qualidade

Artigos Científicos: Tipos De Processo De Manufatura E Serviços Com O Desenvolvimento Dos Sistemas De Gestão Empresarial E A Facilidade De Alcançar Informação, As Empresas Estão Buscando Aperfeiçoamento Para Reduzir Ao máximo O Tempo Ocioso, Aumentar A Qualidade . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  1.748 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de Processo de Manufatura e Serviços

Com o desenvolvimento dos sistemas de gestão empresarial e a facilidade de alcançar informação, as empresas estão buscando aperfeiçoamento para reduzir ao máximo o tempo ocioso, aumentar a qualidade e atingir um alto padrão de otimização e realização em suas atividades produtivas. Para isso é necessário que as organizações busquem um padrão de ação adequado e harmonizável com sua visão estratégica.

Por sua vez, Hammer e Champy (1994 apud GONÇALVES, 2000, p. 2), afirmam que “um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes”. Da mesma forma Charlene e Murray (1994) partem da premissa que todo processo é uma série de etapas que transformam o resultado ou o produto à medida que este percorre a sequência de tarefas ou funções.

Em uma empresa, Por exemplo, os processos produtivos podem ter variações entre quantidade de volume e variedade. A seguir serão descritos os tipos de processos, visto que são determinantes para a proposta de estudo realizado.

• Processos de projetos

• Processos de jobbing

• Processos de lotes

• Processos em massa

• Processos contínuos

• Processos de projeto: No processo de projetos, os produtos geralmente são extremamente personalizados, discretos e customizados, consequentemente com períodos de produção mais longos e são produzidos poucos volumes com uma grande variedade.

Exemplo: Construção de navios, aviões, produção de filmes.

• Processos de jobbing: É um baixo volume de projeto, e alta variedade e são customizados, produzidos em quantidade um pouco maior, os recursos da produção são divididos entre eles.

Exemplo: Restauradores de moveis e alfaiates (que dividem os recursos da operação para fabricação de outros produtos).

• Processo em lotes: Como o próprio nome diz, os produtos são fabricados em lotes. O processo encontra-se uma mescla de características de maior variedade e menor volume e vice-versa, em um processo relativamente repetitivo.

Exemplo: Produção de roupas, calçados, moveis comuns, alimentos congelados e etc.

• Processos de produção em massa: Os processos de massa produzem altos volumes em larga escala e pouca variedade, geralmente em linhas de montagem, as variações de seus produtos não afetam a produção.

Exemplo: Fábrica de camisas, que produz a mesma cor e modelo, montadoras de carros, televisores, geladeiras e etc.

• Processos contínuos: Os mesmos produzem volumes mais altos do que o processo de massa, com menos variedade, pois trabalham em um processo continuo devido as características da operação.

Exemplo: Petroquímicas, fornecimento de energia elétrica, fábricas de papel, produção de café.

Tipos de Processos em Serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com