TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento da logística empresarial

Artigo: O desenvolvimento da logística empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo A globalização impõe uma maior competividade; as empresas vivem um momento extremamente desafiador em que é incessante a busca por estratégias que possibilitem diferencias.

1. Introdução Apesar de a logística estar presente na historia da humanidade desde tempos bíblicos, período que foi marcado por longas guerras, geralmente distante e que exigiam dos exércitos um constante deslocamento de recursos. Atualmente, boa parte das empresas ainda tem visão limitada da logística, elas a encaram a somente como meio de transporte físico e não dispõem de uma estrutura adequada de gerenciamento de processos. Este fato, muitas vezes, gera excessos de estoques, mau processamento de pedidos, atraso nas entregas, dentre outros problemas que afetam a competividade e confiabilidade da empresa. Dentre o curso de Logística do Etec Júlio Cardoso de Franca, em varias aulas ministradas por profissionais, é possível identificar e analisar estes fatos, aparentes dentro de um ambiente empresarial, cada vez mais a utilização de novas ferramentas tecnológicas aplicadas á logística visam sanar este gargalho produtivo, neste abaixo iremos identificar algumas das novas tecnologias aplicadas à logística dentre do cenário mundial. Dentro de cenário é impossível exposição de todas estas ferramentas visando com este trabalho apresentação daquelas que fizeram com marco para sempre realização de novos projetos logísticos.··.

2- Desenvolvimento Logístico Dentro de um conceito logístico, uns dos autores em destaque é E. Grosvenor Plownan (apud BOWERSOX, 1989, p.9). Ele se se baseou no primeiro uso moderno da Logística – a área militar. Segundo ele, Logística é a coordenação do movimento de entrada de matérias, controle de estoques, manipulação de componentes em processo, embalagem, armazenagem e expedição de produtos acabados. A evolução da logística empresarial tem início a partir de 1980, com as demandas decorrentes da globalização e o desenvolvimento tecnológico; a partir daí, a logística empresarial passa a ser segmentada em três grandes áreas:

2.1.- Administração de Materiais Responsável pelo conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matéria-prima até a entrada na fábrica; sua função é “disponibilizar para produção”.

2.1.2 – Movimentação de Materiais Sua atribuição é oferecer o transporte eficiente de produtos acabados do final de linha de produção até o consumidor.

2.1.3 – Distribuição Física Conjunto de operações associadas à transferência dos bens desde o local de sua produção até o cliente final, devendo garantir que os bens cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos; em resumo é “tirar da produção e fazer chegar ao cliente”.

3 – Ferramentas Logísticas Como, por exemplo, armazenamento automatizado, sistema KABAN, O Supply Chain Management (SCM) é a integração dos processos comerciais, W.M.S. (Warehouse Management System) gestão dos sistemas do armazém, o T.M.S. (Transport Management System) um software de gestão de transporte o E.P.P. (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação e o M.R.P. (Manufacturing Resource Planning) planeamento das necessidades de materiais numa empresa, este tem vindo a ser desenvolvido, adaptado e expandido tornando-se o M.R.P.II que está também relacionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com