TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo e estrutura do sistema de comunicação

Tese: Processo e estrutura do sistema de comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  Tese  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho dispõe o tema, Processo e Estrutura do Sistema de Comunicação. Ressalta a importância de bons diálogos para uma vida sociável e explica as estruturas básicas do sistema de comunicação. Evidencia-se que hoje não é possível viver sozinho, dialogar que seja o mínimo possível é necessário para a sobrevivência humana.

Está evolução da comunicação tem origem do homem primitivo, por meio de grunhido, e assim a primeira comunicação foi através de imitações e gestos em busca de forma que um entendesse o outro. E assim eles foram desenvolvendo técnicas e estratégias para aprimorar seus conhecimentos a respeito desse sistema tão amplo.

Essa mesma evolução é repleta de aspectos positivos, pois com a evolução e tecnologia foi possível emitir mensagens para um receptor à longa distancia, com telefones, celulares, e-mails e torpedos. Porém, como tudo tem seu aspecto positivo e negativo.

Diante disso, aqui serão citados de forma sucinta esquemas e formas de entender a importância de se comunicar bem para um grande sucesso em sua profissão ou em sua vida pessoal.

DESENVOLVIMENTO

Muitos se perguntam o que é a comunicação em si. E não fazem ideia da dimensão que esse sistema abrange e a importância que ele tem para a sociedade, empresas e relacionamentos em gerais.

A comunicação nada mais é a forma de como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando conhecimentos, ideias, informações e até sentimentos.

Pode-se dizer então que nos comunicamos de diversas maneiras, entre elas gestos, palavras, escritas estabelecendo assim um elo de compreensão entre o emissor e o receptor.

Em tudo há uma coisa importante, e na comunicação vale ressaltar que os elementos mais importantes nesse processo são o emissor, o receptor, a mensagem, o código, o canal de comunicação, o contexto, o ruído, e o ambiente onde o processo comunicativo acontece.

Uma boa explicação para esses elementos segue abaixo:

Emissor – o que emite a mensagem.

Receptor – o que recebe a mensagem.

Mensagem – o conjunto de informações transmitidas.

Código – a combinação de signos utilizados na transmissão de uma mensagem. A comunicação só se concretizará, se o receptor souber decodificar a mensagem.

Canal de Comunicação – por onde a mensagem é transmitida: TV, rádio, jornal, revista, cordas vocais, ar…

Contexto – a situação a que a mensagem se refere, também chamado de referente.

Ruído – qualquer perturbação na comunicação.

Ambiente- Em relação ao ambiente, o processo de comunicação sofre interferência, depende da forma de comunicação.

Vale ressaltar também a forma de comunicação que pode ser verbal, não verbal, gestual e mediada. Onde a forma verbal é através da fala propriamente dita, a não verbal é a comunicação que não é feita por palavras faladas ou escritas. Usam-se muito os símbolos (sinais, placas, logotipos, ícones). A gestual está ligada ao psicológico e vale observar que foi a primeira forma de comunicação e a mediata é o processo que intermedia os locutores.

Vale lembrar também que a comunicação varia de ambiente para ambiente, por exemplo, o sotaque, as gírias regionais, tudo isso afeta no meio da fala e escrita. Pois certas palavras tem o mesmo som em uma região, mas não o mesmo significado. Por isso é importante dialogar, procurar conhecimento sobre a mensagem relatada do emissor, para não haver problemas de interpretação.

A respeito da estrutura do processo de comunicação vai abaixo um esquema ilustrativo que representa este processo:

Esse esquema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com