TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Solidariedade Social

Trabalho Universitário: Tipos De Solidariedade Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  1.063 Visualizações

Página 1 de 2

Os Tipos de Solidariedade Social

O tipo de Solidariedade Social vista na obra de Durkheim é a de que a consciência coletiva nos rege, se estabelecendo com laços de ligações mais ou menos fortes dependendo do grau de interação entre os indivíduos. Existe a solidariedade social orgânica e mecânica; que se manifestam de acordo com a sociedade de cada individuo.

No caso de uma sociedade menor e mais familiar temos a Solidariedade Orgânica, onde os indivíduos tem uma relação mais intima; Nessa forma de solidariedade, os indivíduos estão agrupados não mais segundo as relações de descendência, mas segundo a natureza particular da atividade social que exercem. Temos como exemplo a sociedade capitalista. O direito nessa solidariedade é restitutivo ou cooperativo, em que as ações ferem a uns indivíduos e não a outros. Esse tipo de direito pretende fazer com que o indivíduo esteja apto ao retorno à vida em sociedade.

Solidariedade Social Mecânica no caso de uma grande metrópole onde as pessoas estão sempre correndo e preocupadas com seus empregos temos uma relação meramente superficial. A solidariedade de tipo mecânica não liga apenas o indivíduo ao grupo, mas harmoniza os pormenores dessa conexão, pois é a semelhança entre os indivíduos que gera o vínculo social. A divisão social do trabalho, nesse caso, é pequena ou inexiste simplesmente. Há uma identidade entre as consciências individual e a coletiva, isto é, a identidade social se dá porque os homens são semelhantes entre si. É importante ressaltar que o direito na solidariedade mecânica é repressivo. Serve para manter a coesão social, pois qualquer ação errônea vai contra a consciência coletiva e exige a aplicação de uma pena para reforçar essa consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com