TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes tipos de solidariedade social

Artigo: Diferentes tipos de solidariedade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Artigo  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Na declaração universal dos direitos humanos, adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, norteia diretrizes para os direitos das pessoas a terem o viver com dignidade, com direitos coletivos e respeito mútuo entre si, com o objetivo de que todos os povos e todas as nações, a cada indivíduo e cada órgão da sociedade, se esforcem, através do ensino e da educação, a fazer acontecer o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos.

A declaração de direitos do povo de Virgínia de 16 de junho de 1776, também destaca a igualdade, a lei e a liberdade. Os primeiros artigos, de ambas das declarações, em uma dizem que: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.” E a outra também diz que: “Que todos os homens são, por natureza, igualmente livres e independentes,”. No artigo dois da Declaração dos direitos humanos: Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Os artigos da Declaração de direitos do povo de Virgínia deixa claro que foi elaborado nos princípios da Declaração dos direitos humanos. Os artigos foram norteados para atender os desejos e objetivos daquele povo, daquela nação.

O artigo 7 da Declaração dos direitos humanos norteia o princípio de que todos são iguais perante a lei e que todos tem direito igual a proteção contra qualquer discriminação.

O artigo trigésimo da Declaração dos direitos humanos diz que nenhum Estado deve descumprir os direitos estabelecidos nesses artigos que determinam os direitos a liberdade.

Nas duas declarações foram bem frisados os direitos da sociedade, mostrando que toda a sociedade tem direito de ir e vir, sem que alguém interfira, salvo se vier a prejudicar algum membro da sociedade. A pessoa tem o direito de fiscalizar até mesmo seu emprego, pode participar de atos para a melhoria de serviços prestados, entre outros.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Revolução Francesa, no artigo XXVII, deixa bem claro que se uma pessoa usurpar a soberania ela deve ser morta. Isso nos mostra que embora se tenha direitos todos os cidadãos também possuem deveres dentro de uma sociedade.

Émile Durkheim (1858-1917) integra o grupo de cientistas sociais considerados fundadores da sociologia. Em 1893 ele publicou sua tese de doutorado, estudo em que aborda a interação social entre os indivíduos que integram uma coletividade maior: a sociedade. Este estudo possui um principal interesse que é desvelar os fatores que possibilitam a coesão (unidade, estabilidade) e a permanência (ou continuidade) das relações sociais ao longo do tempo e de gerações. Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Segundo Durkheim, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedade social.

Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.

A solidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com