TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de estratégias de diferenciação

Tese: Tipos de estratégias de diferenciação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  2.596 Palavras (11 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 11

1

1.1 Objetivo geral

A empresa estudada tem seu diferencial e suas vantagens para melhor atender seus clientes e satisfazê-los.

1.2 Objetivos específicos

- Quais os tipos de estratégias de diferenciação são usados:

1º Localização e prioridades a clientes com atendimento imediato.

2º O cliente tem acesso direto ao sistema interno para saber como está seu pedido (status).

- A empresa tem vantagem competitiva.

A empresa tem vantagem competitiva, na qual é aplicada de acordo com o preço da concorrência.

1.3 Justificativa

O mercado é observado todos os dias pelos setores comerciais, e serão eles que identificarão quais decisões serão tomadas e quais estratégias serão investidas para concorrer com as outras marcas.

2

2. ESTRATÉGIA COMPETITIVA

Segundo Porter (1986), estratégia competitiva “é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência da indústria.” Afirma ainda que uma empresa pode modelar a atratividade de uma indústria e sua posição competitiva.

Entendemos então que as empresas precisam desenvolver estratégias diferenciadas para desfrutarem a possibilidade de obter “um lugar ao sol”. A vantagem competitiva de uma empresa surge do valor que se consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação. Valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, diferente de custo, que é o valor financeiro apenas.

Muitas empresas desenvolvem suas estratégias apenas com referências em informações obtidas através de experiências anteriores. A estratégia de uma empresa tem que ser traçada com os olhos voltados para o futuro, ou seja, para perspectivas futuras, para onde a empresa deseja estar, como deseja chegar e o que precisará fazer para chegar. Uma estratégia somente será competitiva se tiver sustentabilidade frente a seus concorrentes durante longo período de tempo.

Dentro de sua estratégia, uma empresa pode apresentar vários diferenciais competitivos. Entre eles, podemos citar:

Custo: A busca pela produtividade de forma mais econômica que seus concorrentes.

Mercado: Acesso a certas demandas que os concorrentes não conseguem atender.

Economia em Escala: Quem possuir o maior volume obtém vantagens competitivas, inibindo pela escala a entrada de novos concorrentes.

3

Segundo Kenneth Andrews (1971) definiu estratégia como sendo o planejamento que uma empresa poderia fazer para ampliar suas possibilidades de sucesso.

No decorrer dos anos as empresas perceberam que a elaboração de um plano estratégico já não era suficiente para garantir o sucesso, mas que seria necessário adotar estratégias melhores que as adotadas pelos concorrentes, assim nasceu a expressão Estratégia Competitiva.

Estratégia Competitiva: São os planos de ação que farão com que a empresa tenha uma vantagem comparativa, em relação aos seus concorrentes, reconhecida pelos clientes e geradora de valor.

2.1 Vantagem Competitiva

Vantagem Competitiva é um conceito desenvolvido por Michael E. Porter no seu (best-seller competitive advantage) e que procura mostrar a forma como a estratégia escolhida e seguida pela organização pode determinar e sustentar o seu sucesso competitivo.

A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção. O termo valor aqui aplicado representa aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do que compensam um preço mais elevado.

Segundo Porter, existem dois tipos básicos de vantagem competitiva: a liderança no custo e a diferenciação, as quais, juntamente com o âmbito competitivo, definem os diferentes tipos de estratégias genéricas.

Porter descreve ainda o instrumento básico para diagnosticar a vantagem competitiva e para encontrar formas de intensificá-la: a cadeia de valores. Através da cadeia de valores, a organização é dividida nas suas atividades básicas (investigação e desenvolvimento, produção, comercialização e serviço) o que facilita a identificação das fontes de vantagem competitiva.

4

3. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

O livro aborda as etapas necessárias para uma empresa sobreviver à globalização, em primeiro plano com a preocupação de tratar os recursos materiais e patrimoniais, desde o desenvolvimento do material a ser utilizado, passando até os recursos tecnológicos que também são essenciais para o processo.

Na segunda etapa temos o Recurso tecnológico, como o responsável pelo levantamento de informações para um planejamento, enfoque e execução, verificando as reais necessidades do cliente final, aliado ao interesse da empresa em conjunto com os processos mais adequados, eficientes e com menores custos.

Um dos maiores desafios para as empresas hoje é mensurar o desempenho da organização, pois é através disso que a empresa consegue focar na melhoria dos processos e criar alternativas para tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Sendo assim, podemos concluir que a administração de materiais e logística é de extrema importância para todas as áreas e processos da empresa pelo fato de ter o objetivo único de minimizar os custos e gerar maior riqueza à organização, desde a chegada da matéria prima até a entrega do produto final.

4. GESTÃO DE ESTOQUE E COMPRAS

Comprar significa procurar e providenciar a entrega de materiais, suprimentos e máquinas, dentro da qualidade especificada e no prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com