TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de gráficos e diagramas

Artigo: Tipos de gráficos e diagramas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Artigo  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS

Aluna: Ana Carolina Corrêa Professor: Daniel Obata

Disciplina: Bioinformática Curso: Biomedicina Data: 03/09/2014

Pesquisa

1) Por que usar gráficos?

O sentido da existência de um gráfico é facilitar a leitura, por isso é um instrumento que possibilita transmitir muitas vezes o significado de planilhas ou tabelas complexas de uma forma mais eficiente e mais simples. De acordo com o tipo de informação que se deseja transmitir, poderá informar de forma visual as tendências de uma série de valores em relação a um determinado espaço de tempo, a comparação de duas ou mais situações e muitas outras situações.

2) Quando utilizar gráficos de:

a) Barras de colunas;

Este gráfico é o mais simples e o mais usado, pois compara os valores em diferentes séries, ou seja, cruza as informações de acordo com a quantia presente em determinada categoria, permitindo que a coluna seja mista. Isto significa que os valores de cada categoria podem ficar no mesmo elemento gráfico. O que os diferencia é a cor da legenda, que sempre vai destacar um elemento do outro para que não haja confusões. Nem sempre os elementos gráficos serão colunas retangulares inseridas verticalmente, muitas vezes pode ser cones, cilindros e pirâmides seguindo o mesmo esquema do modelo original, ele separa em colunas verticais a quantidade de acordo com a categoria em que o valor foi colocado.

b) Pizza;

É o segundo gráfico mais utilizado, o nome já é bastante explicativo. É preciso ter duas ou mais categorias e um valor correspondente para cada uma delas. Quando há um grande valor secundário, este passa a ser exibido em uma barra ou pizza logo ao lado da principal, de maneira que o dado complemente a primeira de demonstração. Este modelo de gráfico torna mais fácil a visualização dos dados, afinal consegue dividir bem cada pedaço para uma determinada proporção.

c) Dispersão (XY)

Os gráficos de dispersão XY, como pode-se entender diretamente do nome, trabalham com eixos específicos e pontuam quando os dados numéricos se cruzam. o gráfico dispersão (XY) precisa de pares de valores para trabalhar. Se não houver valores em par, é impossível determinar um ponto.

• Bibliografia

http://www.tecmundo.com.br/excel/1745-saiba-qual-tipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dados-no-excel-2007.htm

http://www.del.ufms.br/tutoriais/excel7/capitulo7.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com