TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de madeira

Tese: Tipos de madeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Tese  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulósica unidas por lenhina.

Caracteriza-se por absorver facilmente água (higroscopia) e por apresentar propriedades físicas diferentes consoante a orientação espacial (ortotropia). As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.

Pela sua disponibilidade e características, a madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pela humanidade, mantendo, apesar do aparecimento dos materiais sintéticos, uma imensidade de usos diretos e servindo de matéria-prima para múltiplos outros produtos. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domésticos numa parte importante do mundo. A sua utilização para a produção de polpa está na origem da indústria papeleira e de algumas indústrias químicas nas quais é utilizada como fonte de diversos compostos orgânicos.

A sua utilização na indústria de marcenaria para fabricação de móveis é uma das mais expandidas, o mesmo acontecendo na sua utilização em carpintaria para construção de diversas estruturas, incluindo navios. A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil. A indústria florestal ocupa vastas áreas da Terra e a exploração de madeira em florestas naturais continua a ser uma das principais causas de desflorestarão e de perda de habitat para múltiplas espécies, ameaçando severamente a biodiversidade a nível planetário.

2 Tipos de Madeira

2.1 Árvore Ipê

A madeira é ótima para usos externos, como vigas de pontes, postes e moirões, para confecção de artefatos torneados, bengalas carrocerias, tonéis, etc. A árvore é extremamente ornamental, constituindo seu florescimento num belo espetáculo da natureza. Por essa razão essa espécie foi escolhida como a "árvore símbolo do país" através de decreto federal. É ótima para o paisagismo em geral, infelizmente é a menos cultivada entre todos os ipês. Pelo porte um tanto elevado, é mais apropriada para arborização de parques e praças.

2.2 Ipê Tabaco

A madeira apresenta qualidade regular, própria para obras internas, construção civil, cabos de ferramentas e de instrumentos agrícolas, moirões, papel e lenha. A árvore é muito ornamental, sendo por demais interessante para o paisagismo pela elegância das plantas. Pela facilidade de multiplicação e rapidez de crescimento, não pode faltar nos reflorestamentos heterogêneos destinados á recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

2.3 Sumaúma

A madeira, empregada na construção de embarcações, para miolo de compensados e produção de celulose . A pluma que envolve as sementes, denominada "kapok" e muito utilizada industrialmente para confecção de bóia e salva -vidas, para enchimento de colchões e travesseiros e, como isolante térmico. Da semente extrai-se um óleo comestível usado também para a iluminação e fabricação de sabão.

2.4 Freijó

A madeira é empregada na confecção de móveis finos, folhas faqueadas decorativas, painéis, coronhas de armas, tonéis, lambris, persianas, venezianas, na construção naval e civil como ripas, batentes molduras, guarnições, sarrafos, etc. A árvore apresenta características ornamentais, principalmente quando em flor, pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral.

2.5 Louro

A madeira é amplamente empregada na confecção de mobiliário de luxo, para revestimentos decorativos, lambris,persianas,réguas, obtenção de lâminas faqueadas para revestimento de móveis para a confecção de pequenas embarcações, tonéis caixilhos, etc. A árvore apresenta qualidades ornamentais e pode ser utilizada no paisagismo em geral. É ótima para reflorestamentos heterogêneos destinados á recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

2.6 Perobinha

A madeira é empregada para acabamentos internos em construção civil, como batentes de portas e janelas, tacos e tábuas para assoalho, esquadrias, divisórias, para trabalhos de entalhe e de torno, para confecção de móveis, carrocerias, formas de calçados, cabos de ferramentas, etc.

2.7 Carrapicho

A madeira é indicada para construção civil, com caibros, vigas, ripas, para confecção de cabos de ferramentas agrícolas, carrocerias, etc. A árvore proporciona ótima sombra e pode ser empregada na arborização em geral. Pode também ser empregada em reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas visando a recomposição florestal.

2.8 Imbuia

A madeira é uma das mais procuradas para confecção de mobiliário de luxo, principalmente pela sua beleza. Muito utilizada também para construção civil como tacos, esquadrias, lambris, para obras expostas como dormentes, pontes e moirões, para marcenaria de luxo, contraplacados, laminados e carpintaria. A árvore é bastante ornamental e pode ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Seus frutos são avidamente procurados por várias espécies de pássaros, sendo presença obrigatória nos plantios mistos de áreas de preservação permanente.

2.9 Jatobá

A madeira é empregada na construção civil, como vigas, caibros, ripas, para acabamentos internos, com marcos de portas, tacos e tábuas para assoalhos, para confecção de artigos de esporte, cabos de ferramentas, peças torneadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com