TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de transformadores

Tese: Tipos de transformadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

asso 2: Descubra quais as principais aplicações de cada um dos tipos de transformadores pesquisados.

R: Transformadores que têm acoplamento fraco(núcleo de ar, por exemplo) são usados em comunicação de rádio freqüências(RF) e em circuitos eletrônicos. Praticamente todos os transformadores usados em aplicações relativas a máquinas e potência, entretanto, são transformadores com núcleo deferro, fortemente acoplados. 

Passo 3: Pesquise sobre os tipos de perdas existentes no transformador (no enrolamento e no núcleo) e compare as perdas por histerese e correntes de Foucault.

R: Além das perdas no cobre dos enrolamentos (devidas à resistência), os transformadores e bobinas apresentam perdas magnéticas no núcleo.

Histerese: Os materiais ferromagnéticos são passíveis de magnetização, através do realinhamento dos domínios, o que ocorre ao se aplicar um campo (como o gerado por um indutor ou o primário do transformador). Este processo consome energia, e ao se aplicar um campo variável, o material tenta acompanhar este, sofrendo sucessivas imantações num sentido e noutro, se aquecendo. Ao se interromper o campo, o material geralmente mantém uma magnetização, chamada campo remanente.

Perdas por correntes parasitas ou de Foucault: São devidas à condutividade do núcleo, que forma, no caminho fechado do núcleo, uma espira em curto, que consome energia do campo. Para minimizá-las, usam-se materiais de baixa condutividade, como a ferrite e chapas de aço-silício, isoladas uma das outras por verniz. Em vários casos, onde não se requer grandes indutâncias, o núcleo contém um entreferro, uma separação ou abertura no caminho do núcleo, que elimina esta perda.

Passo 4 : Entregue as respostas para o professor da disciplina. Ao entregar a atividade o aluno deve respeitar a ordem dos passos empregados para a aquisição do conteúdo, lembrando-se sempre em realizar as citações das definições empregadas,citando ao menos o autor e o ano da citação empregada, entre parênteses, ao final da citação.

ETAPA 5 : AULA-TEMA: MOTORES CA.

Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que você possa aplicar o conhecimento adquirido em aulas teóricas da disciplina, bem como, consultando seu livro texto (PLT) ao final dessa etapa você, aluno, deverá estar apto a conhecer os diversos tipos de máquinas de corrente alternada. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 : Pesquise na Internet a diferença entre máquinas síncronas e máquinas assíncronas. Enumere aplicações para cada um dos tipos.

R: A síntese de máquinas assíncronas vem se tornando interessante devido a algumas características que essas apresentam e que, em certas aplicações, poderiam torná-las mais convenientes que as máquinas síncronas. As primeiras apresentam um desempenho superior, consomem menos potência, são mais robustas contra variações de temperatura, contra interações eletromagnéticas, são menores e não têm problemas de “clock skew”, apresentados pelas máquinas síncronas. Apresentam como grande desvantagem em relação às máquinas síncronas a dificuldade e complexidade de projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com