TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toda Criança é Especial

Artigos Científicos: Toda Criança é Especial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DO FILME “COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL” E COMPARAÇÃO DO CAPÍTULO

“EDUCAÇÃO PARA TODOS”

Podemos perceber através do filme o quanto é importante à família para um desenvolvimento completo de uma criança, o pequeno Ishaan sofre muito preconceito e chegam a tratá-lo indiferente, inclusive por sua família, enquanto isso acontece com ele, com seu irmão é exatamente ao contrário é visto como um dos melhores alunos da turma. Uma criança com muita capacidade, criador de belas pinturas e dono de uma imaginação gigantesca. Ishaan sofre uma tortura do momento em que acorda, tendo que ir a escola, perdendo o horário do ônibus frequentemente e sempre sendo chamado atenção, rotina de uma família que não dispõe do tempo necessário de que ele necessita.

Quando a escola passa a adotar medidas rígidas fazendo com a que as crianças permaneçam dependentes de regras que acreditam ser o caminho para uma boa educação, nos pautamos na educação do modelo tradicional, a dificuldade aumenta quando lhe é pedido para que faça uma leitura da página e só consegue localizar com a ajuda de seu colega, e também para identificar os adjetivos, ele não consegue e diz “as letras estão dançando”, neste momento mais uma vez é motivo de risos e sua professora sem querer entender acaba o expulsando da sala de aula.

O pai resolve mandar o filho para um colégio intero, o que não adianta. Uma criança que busca ser normal e acaba sendo considerada anormal. A aula de artes, a que mais o encanta é motivo ao qual se sente mais real em todos os momentos. O modelo tradicional da educação de ensino da época acaba deixando de valorizar a capacidade dos alunos, Quando se pede para a Ishaan explicar a mensagem de um poema ele fala o real sentido. Mas novamente é desconsiderado pelo professor e acaba sendo motivo de piada entre os colegas, o professor educava os demais alunos com o método da repetição.

A pequena criança percebe que algo vai mudar em sua vida quando se depara com um novo professor de artes, que se mostra alegre, extrovertido e amigo trazendo consigo uma nova forma de educar, com um pouco de receio Ishaan permanece igual em suas atitudes, enquanto o resto da turma se surpreende, uma vez que já esta acostumado a sofrer preconceito e ser considerado diferente.

Daí por diante o professor Ran Shankar Nikumbl passa a ter uma atenção especial, quando percebe que a criança se demonstra assustada, e seu melhor amigo o informa que por mais que ele tente não consegue ler e escrever, seus livros e cadernos vivem marcados por correções. O novo Professor busca entende-lo fazendo uma visita a sua família ele descobre que o menino é portador de dislexia, mas que ao mesmo tempo é um talento nato, que vive trás nas suas criatividades o seu universo ao qual vive em silêncio. Para fazer com que Ishaan se sinta mais a vontade seu professor leva para a sala o exemplo de grandes artistas como Leonardo da Vinci e Albert Einstein que também enfrentaram problemas em sua vida. A partir deste dia o pequeno Ishaan passa a acreditar que sua vida tem sentido.

Ishaan ganhou um torneio de pintura realizado na escola, ao qual foi publicado junto ao do seu professor no final do ano. Os pais do garoto chegaram à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com