TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia 2

Casos: Topografia 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  3.932 Palavras (16 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 16

Indice

Etapa 01

Passo 01

Contexto e importância da pesquisa --------------------------------------------------------01

Introdução da pesquisa ------------------------------------------------------------------------02

Talude ----------------------------------------------------------------------------------------------03

Classificação de taludes ------------------------------------------------------------------------04

Analise de estabilidade de taludes -----------------------------------------------------------05

Escorregamento de taludes -------------------------------------------------------------------06

Estabilização dos taludes ----------------------------------------------------------------------07

PASSO 02

Análise do equilíbrio limite ----------------------------------------------------------11

Passo 03

Equação de força resistente a movimento (R) e Lei de Coulomb----------------------------------17

ETAPA 02

Passo 01

Forças atuantes em um talude de terra -----------------------------------------------------------18

Passo 02

Fator de segurança por Coulomb--------------------------------------------------------------19

Passo 03

Diagrama de Mohr ---------------------------------------------------------------------------20

Importância do estudo de estabilidade de taludes

No fim do século XIX e início do presente, numerosos acidentes (escorregamentos de taludes) ocorreram nos E.U.A., Panamá, Suécia e Alemanha. Em resposta a estes acidentes foram nomeadas nestes países comissões para estudar os fenómenos decorrentes. Como resultado desta investigação foram relativizados os princípios da teoria clássica e desenvolveram-se novas metodologias analíticas. Em simultâneo o surgimento dos princípios da Mecânica dos Solos, nomeadamente o princípio das tensões efectivas de Terzaghi. A experiência acumulada de casos de escorregamentos, permitiram chegar a algumas soluções consistentes e que têm denotado bom desempenho. Como exemplos históricos salientam-se dois escorregamentos de grande proporções: o de Saint Goldan, na Suiça, em que uma enorme massa rochosa de 30 m de altura e 1500 m de comprimento, deslizou atráves da encosta arrasando uma aldeia; um outro, sucedeu em Gross Ventre nas margens de Smake River, no Estado de Wyoming, U.S.A., onde em poucos minutos uma massa estimada em 50 milhões de metros cúbicos escorregou, dando origem a uma barragem natural de 60m de altura.

Nos anos de 1966, 1967 e 1972 ocorreram vários escorregamentos em encostas do Estado de Guanabara, Brasil, cuja a gravidade levou à criação do Instituto de Geotécnica para estudar, controlar e prever os fenómenos de instabilidade . É, aliás, no Brasil, onde se tem feito um esforço notável no estudo e monitorização de encostas urbanas de grande potencial de risco.Este esforço é notório no Rio de janeiro, onde vários fenómenos de instabilização impuseram a criação de um gabinete especializado do governo do estado, a GeoRio, que para além de uma equipa adstrita a estes estudos, elaborou recentemente um manual de conduta de grande nível .

INTRODUÇAO

A estabilidade de taludes depende essencialmente das condições geotécnicas dos maciços envolvidos ( geologia, geomorfologia, geohidrologia e geomecânica), da topografia, do regime. Nos maciços naturais, o seu estudo torna-se mais complicado pelo carácter errático das formações naturais, implicando, para a sua caracterização, significativo investimento em estudos geotécnicos.Os fenómenos naturais de instabilidade decorrem e sempre se manifestam independentemente do domínio da ciência e da tecnologia que o homem desenvolve para os obviar. No entanto, com o tempo o homem vem acumulando experiência que possibilita o aumento do seu conhecimento, uma mais rigorosa análise das causas e dos mecanismos que se desenvolvem e uma maior diversidade de respostas para deles se defender. Pelo método científico procura interpretar qualquer fenómeno por modelos, com tradução numérica. Para isso é necessário estudar a sua natureza, modelar o seu comportamento e traduzi-los em formulações que melhor os simulem.

Talude

Um talude é uma superfície inclinada do solo que limita um platô. Os taludes também são chamados de encostas, rampas ou morros, podem ser naturais ou construídos artificialmente pelo homem.

A inclinação natural de taludes durante a execução de aterros é de 1/1 (1 por 1 ou 1 para 1) ou 45º, não sendo aconselhado uma inclinação superior pois não garante a sua estabilidade, resultando em desabamento do platô superior ao talude. Em escavações também é normal que os taludes sejam de 45º, mas em terrenos rochosos esse valor pode ser superior pois a estabilidade do mesmo é garantida pela presença das rochas.

Dependendo do comprimento do talude, recomenda-se a criação de curvas de nível na sua extensão afim de eliminar a possibilidade do surgimento de erosões pluviais. Também é recomendado o plantio de vegetações rasteiras como gramas para auxiliar na estabilização do solo principalmente nos primeiros meses de umtalude criado por aterro.

Classificação de taludes.

Os taludes podem classificar-se quanto à sua natureza, ao maciço envolvido (materiais geotécnicos que o compõem, e, secundariamente, sua litologia e estratigrafia), à sua topografia, às condições de estabilidade presentes, à ocorrência ou não de vegetação, ao seu regime hidráulico. Exemplo:

• Taludes naturais;

• Taludes de escavação;

• Taludes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com