TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Projeto de pesquisa: Topografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Topografia

Célio Vicente

Aline Cecília Lino

Cuiabá

2014/1

Objetivo

Ampliar conhecimento sobre a topografia.

Introdução

Trabalho desenvolvido para a aula de topografia referente a altimetria, planealtimetria, nivelamentos e platô.

ALTIMETRIA OU HIPSOMETRIA

- DEFINIÇÃO/CONCEITOS

É conjunto de métodos e procedimentos necessários à obtenção das distâncias verticais (alturas e diferenças de nível – DN) em relação a uma superfície de nível de comparação. O objetivo da Altimetria é o conhecimento da superfície externa da terra (relevo).

Esta superfície de nível, referência para as distâncias verticais, pode ser de duas naturezas:

Pode ser Arbitrária, fictícia, aparente: é uma superfície plana qualquer;

Pode ser Verdadeira, Real ou Absoluta: o referencial é o Geóide, ou seja, o nível médio dos mares. É um referencial Oficial.

Observemos um trecho de parte de um relevo qualquer:

As distâncias verticais (h, H e DN) podem receber nomes específicos, dependendo da superfície de nível às quais estejam referenciadas. Podem chamar-se Cota ou Altitude.

DISTÂNCIAS VERTICAIS

COTA: É a distância vertical ou diferença de Nível em relação a uma superfície de Nível qualquer (hA e hB). A unidade pode ser em m (metro) ou mm (milímetro).

ALTITUDE: É a distância vertical ou diferença de nível em relação ao Nível Médio dos Mares (NMM)-Geóide (HA e HB). São alturas verdadeiras, oficiais. Utilizadas pelo IBGE, INCRA, DNIT, PETROBRÁS, entre outros. O Datum vertical (altimétrico) do Brasil está localizado no marégrafo da Baía de Imbituba, em Santa Catarina.

NIVELAMENTO/CONTRANIVELAMENTO

DEFINIÇÃO

É o conjunto de métodos, procedimentos e equipamentos utilizados no campo para a obtenção das distâncias verticais.

Já o contranivelamento è a operação de verificação (confirmação) das distâncias verticais obtidas no nivelamento.

MÉTODOS GERAIS DE NIVELAMENTO

NIVELAMENTO BAROMÉTRICO: é aquele que se baseia na diferença de pressão atmosférica entre pontos da superfície terrestre para se obter as distâncias verticais. São utilizados Barômetros de mercúrio, Altímetros. È um nivelamento verdadeiro, pois está relacionado com nível do mar, porém não é muito preciso;

NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO: é aquele que se baseia em visadas inclinadas e as distâncias são obtidas com o auxílio de cálculos do triângulo retângulo. São utilizados equipamentos como Estação total, distanciômetro, prisma, Teodolito convencional. Pode ser verdadeiro ou qualquer. É mais preciso que o anterior.

Onde:

A Estação Total pode ser configurada para medir DI ou DH, bem como DN. Desta forma, apresentam-se as fórmulas da trigonometria para os diversos cálculos, segundo a memória interna do aparelho:

DH = DI.COSα ou DH = DI. Sen Z

DN = ± DI.senα + hi – hs

DN = ± DI.cosZ + hi – hs

O sinal + será usado se a visada for acima do horizonte(visada ascendente) e o sinal –, se for abaixo (visada descendente).

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO OU DIRETO: é aquele que se baseia em visadas, obrigatoriamente, num plano horizontal para a obtenção das distâncias verticais. São utilizados a Mira e o Nível ótico nos serviços de campo. É o mais preciso de todos e pode ser em relação a uma superfície fictícia ou real (Geóide).

NÍVEL ÓTICO

Para se iniciar uma operação de nivelamento é de grande importância saber o que se vai nivelar (planimetria definida) e ter um ponto de cota ou altitude conhecida, chamado de RN – Referência de nível.

O nivelamento geométrico pode ser de dois tipos: o Geométrico simples e o Geométrico composto, dependendo do número de posições do nível não terreno.

NIVELAMENTO GEOMÉTRICO SIMPLES

Geometria, segundo a definição de nivelamento.

Daí, pode-se deduzir a Relação fundamental do nivelamento geométrico:

AI (altura do Instrumento) = ℓRN + hRN

hA= AI - ℓA

hB= AI - ℓB

A diferença de nível entre os pontos, por exemplo, entre A e B, pode ser obtida pela diferença das leituras na mira ou diferença das cotas ou altitudes correspondentes. Ou seja:

DN = ℓA - ℓBe DN = hB – hA, então: ℓA - ℓB = hB – hA

Esta é a relação fundamental do nivelamento Geométrico.

Então, o nivelamento geométrico simples é aquele em que de uma única estação (ponto onde está o aparelho) podem-se obter as distâncias verticais que se quer determinar.

É importante o conhecimento de cada parcela das expressões mostradas, pois cada uma tem um significado, na hora do registro e cálculo.

RN-REFERÊNCIA DE NIVEL: Referencial físico materializado em local seguro com cota ou altitude conhecida; Pode ser um marco de concreto, soleira de Igrejas, chapas metálicas cravadas em calçadas;

Visada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com