TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Resenha: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Resenha  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  198 Visualizações

Aula prática

A mira é um instrumento próprio para levantamentos topográficos, que consiste em uma régua graduada de comprimento de 3 a 4 metros,pode ser de encaixe ou dobrável, tendo na parte inferior um talão para a colocação sobre o terreno.

Na topografia existem vários métodos para se fazer o levantamento planimétrico de uma área sendo cada um adequado a uma dada situação. O método de irradiação composto, indicado para áreas acima de 10 000 m2, usa várias estações interligadas entre si; isso possibilita a cobertura de grandes áreas. A leitura dos dados em campo feita no teodolito tem boa precisão e através dos pontos levantados podemos desenhar o polígono referente a planimetria do terreno.

Objetivo

Aula prática 5 e 6

Visualizar os retículos superior, médio e inferior através da luneta do teodolito e conhecer a mira e a execução de um levantamento topográfico planimetrico para se obter uma poligonal fechada de uma quadra.

Materiais e Métodos

Foram utilizados tripé, mira , espaço físico da sala de aulas da Favenorte, e o teodolito.

Desenvolvimento

A terceira aula prática foi realizada na sala de aula, nela tivemos como assuntos fundamentais visualizar os retículos sobre a mira pela focagem da objetiva do aparelho sobre a mesma .Daí ser importante interpretar os desenhos e os números que compõem a graduação da mira .Existem de vários modelos de Mira, portanto é importante a sua interpretação prévia para fazer a leitura corretamente.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com