TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Tese: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Tese  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

TOPOGORAFIA

A Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc.

Devendo a planta topográfica ser elaborada através de utilização de equipamentos apropriados e métodos de medição e representação gráfica considerando-se os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas. Não se deve confundir Topografia com Geodésia, pois enquanto a Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, a Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções.

A área de TOPOGORAFIA tem se tornado cada vez mais complexa decorrente dos avanços tecnológicos.

Tratando-se de equipamentos topográficos de última geração, o mais utilizado é a Estação Total, pois permite que todos os dados coletados no campo sejam gravados e depois descarregados no computador onde serão processados.

Este equipamento permite não somente trazer os dados de campo como também gravar os dados que serão utilizados no campo, ou seja, para realizar a locação de uma área ou implantação de pontos, as coordenadas são gravadas na estação total para serem materializadas no campo. Este processo evita inúmeros erros e agiliza do serviço.

O G.P.S. (Global Position Sistems) tornou-se indispensável para a topografia, visto que além de amarrar a área na coordenadas oficiais U.T.M., possibilita o mapeamento de grandes áreas com precisão e em curto espaço de tempo.

Planimetria: É a medida de ângulos e comprimento da superfície plana de referência.

Altimetria: É a técnica de medir alturas do relevo em relação a um plano de referência como a planimetria.

• Os métodos clássicos da Topografia, que se baseiam fundamentalmente na medição de ângulos e distâncias recorrendo a instrumentos tais como teodolitos, níveis e distância metros.

• Métodos fotogramétricos, sendo a informação obtida a partir de fotografias aéreas métricas, ou imagens numéricas multiespectrais recolhidas por sensores instalados em satélites artificiais da Terra;

Quadriculação

• É o mais preciso dos métodos.

• Também é o mais demorado e dispendioso.

• Recomendado para pequenas áreas.

• Consiste em quadricular o terreno (com piquetes) e nivelá-lo.

• A quadriculação é feita com a ajuda de um teodolito/estação (param arcar as direções perpendiculares) e da trena/estação (para marcar as distâncias entre os piquetes).

• O valor do lado do quadrilátero é escolhido em função: da sinuosidade da superfície; das dimensões do terreno; da precisão requerida; e do comprimento da trena.

• No escritório, as quadrículas são lançadas em escala apropriada, os pontos de cota inteira são interpolados e as curvas de nível são traçadas

A topografia exige uma colocação prévia de pontos precisos em relação a um quadriculado, estes são chamados de pontos trigonométricos.

Irradiação

Na topografia existem vários métodos para fazer o levantamento planimétrico de uma área, adequando a cada situação. O método de irradiação, indicado para áreas acima de 10 000 m2, usa várias estações interligadas entre si; isso possibilita a cobertura de grandes áreas. A leitura dos dados em campo feita no teodolito tem boa precisão através dos pontos levantados podemos desenhar o polígono referente a planimetria do terreno.

Além de ser simples, rápido e fácil, ele tem a vantagem de poder ser associado a outros métodos (como de caminhamento, por exemplo) como auxiliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com